terça-feira, 30 de outubro de 2018

PONTE HONG KONG – ZUHAI - MACAU, O ESTADO DA ARTE EM TECNOLOGIA

A aglomeração urbana do Delta do Rio das Pérolas é considerada a maior megacidade do mundo (67 milhões de pessoas) e é um dos motores da economia chinesa.

Num dos extremos do Delta, está Hong Kong; no outro, Macau e Zhuhai, as três mais importantes cidades do sul da China. Nas últimas décadas a região experimentou um extraordinário crescimento econômico e tornou-se um dos principais centros comerciais e industriais do mundo. 

Segundo especialistas, a experiência internacional mostra que uma das chaves para a exploração das oportunidades econômicas deve ser uma cooperação mais estreita entre as cidades - foi isso que determinou a  construção da Ponte Hong Kong- Zuhai- Macau.

Custou  US$ 20 bilhões; com 55 quilômetros, sua construção consumiu 400 mil toneladas de aço, quantidade suficiente para erguer mais de 60 torres Eiffel. Foi usado cimento suficiente para construir 22 edifícios Chrysler, em Nova Iorque, que tem cerca de 320 metros de altura e durante algum tempo foi o mais alto do mundo. 

A estrutura tem três seções de pontes e um túnel sob o mar - para permitir a passagem de navios, uma seção de 6,7 km é formada pelo túnel e duas ilhas artificiais - a foto ao lado mostra a entrada do túnel em uma dessas ilhas.

Os responsáveis garantem que ela resiste a ventos de até 340 km/hora e foi projetada para durar pelo menos 120 anos.

Com seis faixas de rolagem (três em cada sentido), a velocidade máxima é de 100 km/hora. As obras começaram em 15 de dezembro de 2009, e a estrutura principal foi concluída em 7 de julho de 2017. 

A construção não é cem por cento chinesa: trabalharam nela profissionais do Reino Unido, Japão e pelo menos 11 outros países - 18 deles  morreram durante a obra.