domingo, 17 de março de 2024

OMEGA SPEEDMASTER - THE FIRST WATCH WORN ON THE MOON


Recentemente falamos de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. Hoje falaremos de um dos equipamentos que fizeram parte daquele voo (e de outros também), o cronógrafo Omega Speedmaster.

Lançado em 1957, caracterizou-se sempre   pela sua grande precisão, solidez, legibilidade, facilidade de utilização e confiabilidade; à exceção de alguns detalhes, continua em linha da forma como foi lançado. 

Diferentemente da maioria dos relógios atuais, é mecânico, sendo necessário que se de corda manualmente ao mesmo - neste link há um vídeo mostrando algumas de suas características.


Jack Swigert, tripulante da Apollo 13,
e seu Speedmaster
A NASA não tinha um relógio oficial para uso dos astronautas, mas em 1962 Walter Schirra, foi ao espaço levando seu Speedmaster particular. Há várias versões sobre a escolha do cronógrafo oficial da NASA, mas a história diz que concorreram as marcas suíças Rolex, Longines-Wittnauer   e Omega, além da americana Hamilton, que foi desclassificada após oferecer um relógio de bolso.

Ao final do processo, o Speedmaster venceu e desde aquela época vem sendo usado nas missões espaciais americanas - o relógio é retestado antes de cada nova missão.  

Em 1970 foi lançada  a Apollo 13, que seria a a terceira missão tripulada a chegar à Lua; a  missão não foi cumprida porque, durante  a viagem, uma explosão danificou a nave. 

A volta à terra aconteceu com sucesso por terem os astronautas conseguido pilota-la de forma manual, usando intensamente o Speedmaster nesse processo. 

Isso rendeu à Omega o troféu  Silver Snoopy, que é entregue a funcionários e fornecedores da NASA que contribuiram significativamente para aspectos ligados à segurança das missões.


É uma peça maravilhosa, cobiçada por aqueles que “curtem” relógios, e certamente continuará chamando a atenção por muito tempo,  com seu mostrador elegante e com o dístico  “The first watch worn on the Moon” gravado em seu fundo. 

É o meu relógio desde 1976.