sábado, 8 de agosto de 2015

ENCHER O TANQUE DO CARRO COM CERVEJA? JÁ É POSSÍVEL...

A EXAME.com traz uma notícia interessante: a Nova Zelândia, que tem uma tradição forte de consumo de cervejas, traz uma inovação que promete mexer no mercado de combustível local: já é possível    encher o tanque do carro com cerveja nos postos do país.
Em realidade, não é bem cerveja: a novidade atende pelo nome sugestivo de “Brewtroleum”  (combinação de cerveja em inglês, "brew", e petróleo, "petroleum") – é um biocombustível  que começou a ser produzido recentemente pela cervejaria neozelandesa DB Export.
O Brewtroleum é feito a partir de subprodutos da fermentação natural da bebida, como as leveduras, que passam por múltiplos processos de destilação até se obter apenas etanol.
O etanol é, então, misturado à gasolina na proporção de 10%, dando origem a um combustível que, segundo a empresa, é capaz de reduzir as emissões de carbono em 8%, comparado à gasolina convencional.
"Cada vez que uma pessoa bebe uma cerveja da DB Export, ela está ajudando a criar um biocombustível ambientalmente amigável que pode ser utilizado em qualquer motor a gasolina", diz a empresa em nota à imprensa.

A DB Export publicou vídeos gabando-se da invenção que ela considera "capaz de salvar o planeta".