Pesquisas realizadas
recentemente com o uso da ferramenta Gomez, da Compuware, mostram que o tempo
de resposta das 24 redes sociais mais utilizadas no mundo aumentou três vezes
no último semestre, ou seja: os usuários demoram mais tempo para conseguirem
acessar as redes.
As principais causas dessa
queda de performance deve-se ao aumento do número de usuários das redes e ao
maior tempo de utilização das mesmas; para manter a qualidade do serviço,
Facebook, Twitter, Linkedin e outros deveriam ter aumentado a capacidade de
seus data centers, o que não ocorreu em nível compatível com o aumento do
número de usuários e tempo de utilização.
A pesquisa mostra que o tempo
médio de acesso passou de 2,8 segundos
em julho de 2012 para cerca de 7,1 segundos em fevereiro de 2013: 2,92 vezes
mais. 7,1 segundos pode parecer pouco tempo, mas se esse número continuar
crescendo, os usuários podem ser fortemente desestimulados a acessarem as
redes. O teste foi realizado com 150.000 computadores em cerca de 170 países.
Das
24 redes sociais analisadas não se “salvaram” nem as três principais: Twitter, Facebook e LinkedIn. O tempo de acesso do
Linkedin passou de 0,78 segundos para 2,17 (2,7 vezes maior), o do Facebook de 0,80 segundos para 2,47 (três vezes maior)
e o Twitter passou para 2,44 segundos contra 1,42 e julho (aumento de 1,7 vezes).
O estudo considerou também a
disponibilidade das redes (tempo em que a rede está disponível para seus
usuários), constatando que houve queda também nesse indicador: a média era de
99,42% em julho e caiu para 97,71%.
Dentre
as grandes redes, o Linkedin sofreu a menor queda de 99,9% para 99%. Twitter e
Facebook caíram dois pontos, para 97,8%
e 97,2%, respectivamente. Como curiosidade, a pior rede nesse quesito foi MySpace que esteve disponível durante 94,7% do tempo.
Essa queda pode parecer
irrelevante, mas se continuar aumentando pode desestimular os usuários e gerar
grandes prejuízos às redes e àqueles que as utilizam comercialmente.