sábado, 1 de outubro de 2011

Uma boa briga: Kindle Fire x iPad



A Amazon lançou nesta semana seu tablet, o Kindle Fire; mas ao contrário dos outros tablets que foram lançados (e fracassaram) recentemente, este não é uma cópia do iPad.

Custando US$ 200 nos Estados Unidos, com uma tela de 7 polegadas, capacidade de armazenagem de 8 GB e sem câmara, tem duas características muito interessantes, que podem torna-lo um componente temível para o iPad: permite facilmente armazenar dados na nuvem, usando os serviços da Amazon que custam US$ 80 ao ano e é extraordinariamente portátil.

Com sua tela maior, 9,7 polegadas, o iPad é uma ferramenta destinada não apenas aos que consomem informação, mas também aqueles que a produzem:  o iMovie for iPad e o  GarageBand for iPad são exemplos disso – ele é também mais caro, com preços a partir de cerca de US$ 500. Já o Kindle Fire é fortemente voltado para os consumidores de informação:  pode ser seguro com uma só mão, deixando a outra livre para se jogar ou virar páginas, por exemplo, ao contrário do iPad, que em função de peso e tamanho é difícil de ser seguro com uma só mão - ele pesa cerca de 600 grams, contra 400 do Kindle.

Para ajudar o leitor, segue um quadro elaborado pelo Techspere apresentando algumas características das duas máquinas:

Considerando essas diferenças e a experiência acumulada pela Amazon na área de vendas e serviços, ao contrário dos outros concorrentes do iPad que são focados em tecnologia, fica a impressão que finalmente a Apple encontrou um concorrente à  altura.
 
Quem viver, verá!