sábado, 14 de maio de 2011

XADREZ: O COMPUTADOR versus O CAMPEÃO DO MUNDO

Kasparov enfrentando o Deep Blue
Durante o século XX, os campeões mundiais de xadrez tiveram o status de pop stars: eram notícia de jornal, suas esquisitices eram comentadas até por não enxadristas etc. Lasker, Capablanca, Bobby Fischer e até mesmoo brasileiro Mequinho, o maior jogador brasileiro, tinham fãs ardorosos;  mas o  soviético Garry Kasparov  é considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos. Foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial, quando tinha 22 anos em 1985, mantendo o título durante muitos anos. Afastado do xadrez profissional, tem uma vida política muito ativa, tendo sido preso várias vezes pos sua oposição ao atual regime russo. 

Criado pela IBM para fins de propaganda, o Deep Blue era um supercomputador que rodava um software criado especialmente para jogar xadrez; seus   256 co-processadores eram capazes de analisar aproximadamente 200 milhões alternativas de jogo por segundo.

Em fevereiro de 1996,    Kasparov disputou um match contra o Deep Blue:  ganhou três partidas, empatou duas e perdeu uma, a primeira, que foi a primeira partida em que   um computador venceu um campeão do mundo. Mesmo tendo vencido o match, Kasparov  disse que “era o último humano campeão de xadrez”, talvez prevendo o que aconteria no ano seguinte.

Em maio de 1997 uma versão atualizada do Deep Blue venceu Kasparov em um novo confronto: após cinco jogos o match estava empatado,  porém Kasparov foi vencido no último jogo - foi a primeira vez que um computador venceu um campeão mundial em um match; o documentário  “Game Over: Kasparov and the Machine” narra o episódio. Especialistas afirmam que na sexta partida Kasparov adotou uma estratégia que pretendia levar o jogo e o match a um empate, mas não teve êxito.

Kasparov disse  que muitos fatores pesaram contra ele, especialmente o fato de não ter tido acesso a jogos recentes do   Deep Blue, enquanto o time do computador pode estudar centenas dos jogos de Kasparov – enxadristas normalmente estudam previamente as partidas de seus adversários  e na   base de dados acessada pelo computador havia mais de 700 mil partidas dos maiores jogadores do mundo. A polêmica foi mais longe: Kasparov acusou a IBM de ter trapaceado, dizendo que jogadores humanos intervieram durante a segunda partida. A IBM se defendeu dizendo que os ajustes no programa e intervenções ocorriam somente entre uma partida e outra. Kasparov pediu os arquivos (log files) que poderiam comprovar suas acusações, mas a IBM se recusou a fornecê-los, embora os tenha disponibilizado na Internet mais tarde.

Inconformado,   Kasparov desafiou a máquina para um novo match, mas a IBM não teve interesse e aposentou  o Deep Blue, o que Kasparov disse ter sido uma forma de   ocultar  as evidências da alegada fraude.

Do ponto de vista tecnológico, cabe lembrar que além dos enxadristas amadores que jogam contra computadores por puro esporte (há softwares com diferentes graus de dificuldade), computadores são utilizados regularmente por profissionais para treinamento e que há inúmeras competições, a nível mundial, para softwares de xadrez. 

Quanto aos campeões mundiais, alguém sabe quem é o atual?