sábado, 15 de janeiro de 2011

Victorinox produzindo canivetes que não são canivetes...

A empresa suiça Victorinox é a mais famosa fabricantes daqueles que são conhecidos no Brasil como "canivetes suiços" - esses canivetes tem como característica principal o fato de conterem inúmeros dispositivos, além da lâmina propriamente dita: chaves de fenda, tesouras etc. - são famosos também por sua alta qualidade.

A Victorinox vem incorporando mais tecnologia aos seus canivetes, como lâmpadas tipo LED e pen drives. No caso desses últimos, porém, os fatores ligados à segurança dos aviões e aeroportos não permitem que sejam transportados com os passageiros, impedindo-os de que os utilizem com seus notebooks durante os voos.  

Na Consumer Electronics Show 2011, a mais importante feira de eletrônicos do mundo, realizada recentemente em Las Vegas, a Victorinox apresentou um produto para resolver esse problema, ao menos para os seus fãs: um canivete suiço que não é um canivete suiço, mas sim um pen drive poderoso, em dois modelos: o The Victorinox Slim, com capacidade para 32 ou   64GB e o Slim Duo, na realidade um conjunto de dois drives de 64, totalizando  128GB. 

Além do aspecto elegante, provoca admiração a relação capacidade de armazenamento versus tamanho do dispositivo,  produto de uma engenharia muito refinada.

Para encerrar uma curiosidade: os canivetes  começaram a ser fabricados em 1891, por Carl Elsener, que desde 1884 fabricava produtos na área de cutelaria, e eram originalmente destinados ao exército suiço. Em 1909, deu o nome de "Victoria" à sua empresa; era o nome de sua mãe que falecera naquele ano. Em 1921, o aço inoxidável (em francês "acier inoxydable") passou a ser utilizado em seus produtos, o que fez com que a marca fosse mudada para   Victorinox  (Victoria + Inox).