terça-feira, 31 de dezembro de 2024

AS PALAVRAS CRUZADAS ERAM CONSIDERADAS ALGO INÚTIL

As palavras cruzadas surgiram nos Estados Unidos nos anos 1920 - ali, são conhecidas como "crosswords".

Rapidamente, tornaram-se muito populares, mas não uma unanimidade: a Universidade de Michigan, uma das mais importantes daquele país, proibia sua prática nas salas de aula, assim como um juiz as proibia durante audiências e julgamentos. 

O New York Times, cujas palavras cruzadas são hoje uma das mais famosas de todo mundo, recusava-se a publica-las, pois as considerava indignas de aparecerem em um jornal sério, considerando-as algo "não intelectual" e apenas um passatempo. 

Na atualidade, as palavras cruzadas são consideradas algo muito bom para nossa saúde mental e intelectual, tendo sobrevivido à mudança de publicações em papel para publicações digitais, inclusive dando origem a novos games, como o Wordle, uma verdadeira febre, publicado diariamente no portal do New York Times.
 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

UNIÃO EUROPEIA PADRONIZA CARREGADORES

A partir de 28 de dezembro, uma nova lei 
tornou obrigatório na União Europeia o uso de um único tipo de carregador para diversos dispositivos eletrônicos. 

O carregador USB tipo C se tornou o padrão para smartphones, tablets, fones de ouvido, computadores portáteis e muitos outros aparelhos, simplificando a vida dos consumidores, reduzindo custos  e o lixo eletrônico. 

Essa medida é um passo importante para um futuro mais sustentável e poderia ser estendida aos produtos vendidos no Brasil

sábado, 28 de dezembro de 2024

ASTRONAUTAS CHINESES BATEM RECORDE

A exploração do espaço vive momentos agitados: dois astronautas chineses concluíram a caminhada espacial mais longa da história, passando nove horas trabalhando no exterior da estação espacial Tiangong (Palácio Celestial).

Com uma duração total de nove horas e seis minutos, essa caminhada espacial quebra o recorde anterior estabelecido por astronautas da NASA em 2001, que passaram oito horas e 56 minutos fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

O Manned Space Engineering Office (CMSEO), órgão chinês com funções similares às da NASA, disse que durante a caminhada os astronautas “trabalharam em estreita colaboração com pesquisadores em terra e utilizando o braço robótico da estação espacial”, executando tarefas como a colocação na estação dispositivos de proteção contra detritos espaciais, inspeção e descarte de equipamentos e instalação de instrumentos na parte externa da Tiangong.

Os astronautas fazem parte da missão Shenzhou 19, lançada em outubro de 2024 e que é o oitavo voo realizado para a estação espacial chinesa. Eles permanecerão no espaço por cerca de seis meses antes de retornarem em 2025.

A Tiangong, foi projetada para receber outros módulos ao longo do tempo, à medida em que a estação for expandindo suas capacidades. Além do módulo principal Tianhe, lançado em 2021, já foram acoplados dois módulos laboratórios, chamados Wentian e Mengtian, ambos lançados em 2022.

É importante notar que a China não participa da ISS, que é um consórcio reunindo Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e outros países. A ISS está programada para ser destruída em 2030 e a NASA espera substituí-la por estações espaciais lançadas em parceria com a iniciativa privada, também com objetivos comerciais; no entanto, é provável que a estação espacial chinesa seja única em órbita durante algum tempo.

Esse é mais um exemplo dos avanços chineses nos campos da ciência e da tecnologia.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

NÃO DEIXE O CARREGADOR DO CELULAR NA TOMADA

Profissionais da área de energia lembram que após completarmos o carregamento da bateria de nosso celular, devemos tirar o carregador da tomada.

Isso deve ser feito porque, mesmo sem estar conectado ao celular, o carregador ligado à tomada segue consumindo energia elétrica, algo como 0,1 a 0,5 watts por hora.

Além disso, o carregador pode superaquecer-se e seu cabo desgastar-se, fazendo com que ele gere carga de forma instável o que pode reduzir a capacidade da bateria e a vida útil do celular.


sábado, 14 de dezembro de 2024

MOTORISTAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS ESTÃO SATISFEITOS

A Global EV Drivers’ Alliance (GEVA) é uma entidade que reúne cerca de 30 associações de motoristas de veículos elétricos (EV) de todo o mundo.

A GEVA acaba de publicar os resultados de uma pesquisa dando conta que quase todos os proprietários de veículos elétricos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a seus carros e que 92% deles planejam comprar outro EV.

A pesquisa, que entrevistou 23 mil motoristas de EV em todo o mundo, revelou que apenas 1% consideraria voltar a ter um carro a gasolina ou diesel, enquanto 4% optariam por um híbrido plug-in (PHEV) caso precisassem substituir seu veículo.

As vendas globais de EVs, incluindo híbridos e PHEVs, devem atingir 16,3 milhões em 2024, um aumento de 25% em relação a 2023, segundo a empresa de pesquisas TrendForce.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

5G CRESCE MAIS DEPRESSA QUE SE ESPERAVA, E 6G VEM AI



Segundo a Ericsson, 5G vai superar o 4G em quantidade de conexões em serviço no mundo em 2027, um ano antes do que estava previsto anteriormente.

A empresa diz também acreditar que as primeiras redes 6G serão implementadas em 2030.

 

domingo, 8 de dezembro de 2024

CHINA REAGE ÀS NOVAS SANÇÕES AMERICANAS

A China reagiu imediatamente às novas restrições que lhe foram impostas pelo governo americano, que proibiu a exportação para inúmeras empresas chinesas de qualquer produto que contenha um único chip fabricado nos Estados Unidos.

Os chineses anunciaram a imediata proibição da exportação para os Estados Unidos de minerais como gálio, germânio, antimônio e outros materiais, além de tecnologias a eles ligadas. 

Outras proibições ainda estão em estudo, dentre elas a de materiais contendo grafite, usados numa imensa gama de produtos, desde cabos elétricos até reatores nucleares.

Essa guerra de sanções, aliada às ameaças de Trump no sentido de aplicar uma tarifa de importação de 35% a todos os produtos chineses, pode acabar elevando em breve os preços da tecnologia de consumo popular, como notebooks, desktops, smartphones e consoles de jogos.


domingo, 1 de dezembro de 2024

UM TERÇO DA POPULAÇÃO DO MUNDO NÃO TEM ACESSO À INTERNET

Um relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas, estima que 5,5 bilhões podem acessar a internet neste final de 2024, um aumento de 227 milhões em relação ao ano anterior.

Por outro lado, um terço da população
mundial, especialmente pessoas que vivem em regiões de baixa renda e áreas rurais, não tem acesso à internet – são cerca de 2,6 bilhões de pessoas ainda estão desconectadas em todo o mundo, das quais 1,8 bilhão vive em áreas rurais.

Segundo Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional das Telecomunicações, "o verdadeiro progresso em nosso mundo interconectado depende não apenas da rapidez com que avançamos, mas também de garantir que todos avancem juntos".

O relatório lembra que embora o custo do acesso à internet está em queda, nos países de baixa renda o custo de uma assinatura fixa de banda larga representa quase um terço da renda mensal média.