A história da marca BULOVA começou em
1875 quando um imigrante tcheco de apenas 23 anos, chamado Joseph Bulova, abriu
uma pequena joalheria em Nova York, depois de ter trabalhado grandes joalherias
como Tiffany & Co. e Young & Ellis. Em 1911 ele começou a produzir e
vender relógios de mesa e de bolso, tendo no ano seguinte inaugurado sua
primeira fábrica para produzir componentes de relógios na cidade de Bienne,
Suíça. -
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A linha Caravelle New York, reforçando a ligação da marca com a cidade |
Em 1920 a empresa mudou sua sede para
a famosa Quinta Avenida, onde pouco depois instalou o Observatório Bulova: foi
o primeiro observatório instalado no alto de um arranha-céu, coordenado por um
matemático que registrava suas observações eletronicamente e as disponibilizava
para os técnicos da empresa, que utilizavam essas informações para garantir a
precisão das máquinas que fabricavam. Desde 2014, sua sede está instalada no
famoso Empire State Building.
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O nome BULOVA WATCH COMPANY foi adotado em 1923, época em que a empresa atingiu um nível de padronização e precisão tão grande que foi a primeira a fabricar relógios que podiam intercambiar entre si peças de modelos diferentes. Em 1924 é lançada a primeira linha de relógios femininos. Dois anos depois a marca veicula nacionalmente seu primeiro comercial de rádio, repetindo o slogan “At the tone, it’s 8 PM, B-U-L-O-V-A watch time”.
O nome BULOVA WATCH COMPANY foi adotado em 1923, época em que a empresa atingiu um nível de padronização e precisão tão grande que foi a primeira a fabricar relógios que podiam intercambiar entre si peças de modelos diferentes. Em 1924 é lançada a primeira linha de relógios femininos. Dois anos depois a marca veicula nacionalmente seu primeiro comercial de rádio, repetindo o slogan “At the tone, it’s 8 PM, B-U-L-O-V-A watch time”.
Em 1926, a BULOVA introduziu no
mercado o primeiro rádio relógio do mundo. Os primeiros relógios elétricos
foram produzidos em 1931, incluindo os relógios para serem usados em paredes,
lojas, janelas e prédios de escritórios. No dia 1 de julho de 1941, a empresa
lançou um o primeiro comercial para televisão do país: uma foto simples de um
relógio e um mapa dos Estados Unidos, com o locutor dizendo a frase “America
runs on Bulova time”. O comercial com 20 segundos de duração e exibido
antes um jogo de baseball entre o Brooklyn Dodgers e Philadelphia Phillies,
custou míseros US$ 4.
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Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as linhas de produção da empresa foram disponibilizadas para a manufatura de equipamentos militares de precisão - a empresa fornecia às forças armadas relógios, instrumentos de precisão e equipamentos aeronáuticos. A Joseph Bulova School of Watchmaking foi inaugurada em 1945 por Arde Bulova, filho do fundador da empresa, inicialmente para dar qualificação aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que nela adquiriram alguma deficiência.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as linhas de produção da empresa foram disponibilizadas para a manufatura de equipamentos militares de precisão - a empresa fornecia às forças armadas relógios, instrumentos de precisão e equipamentos aeronáuticos. A Joseph Bulova School of Watchmaking foi inaugurada em 1945 por Arde Bulova, filho do fundador da empresa, inicialmente para dar qualificação aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que nela adquiriram alguma deficiência.
A partir da década de 50, a BULOVA
iniciou um período de
grande desenvolvimento, introduzindo no mercado produtos
inovadores: em 1952 começou a desenvolver o modelo Accutron, primeiro relógio
totalmente eletrônico, lançado em 1961 e até hoje em produção; no ano seguinte,
lançou os relógios à prova de choque e com alarme; o modelo Caravelle se tornou
o relógio mais vendido dos Estados Unidos em 1968; e no ano seguinte a empresa
introduziu no mercado o modelo Accuquartz, primeiro relógio de quartzo do
mundo.
O Bulova Accutron II |
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O empenho da BULOVA em inovar aumentou o prestígio de seus relógios, gerando um convite da NASA, na década de 60, para construir mecanismos de precisão usados nas missões espaciais da agência Essas inovações usadas no espaço ajudaram a analisar o movimento da Terra tendo como referência outras estrelas além do Sol, aumentando a precisão e descobrindo que um dia sideral tem exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
O empenho da BULOVA em inovar aumentou o prestígio de seus relógios, gerando um convite da NASA, na década de 60, para construir mecanismos de precisão usados nas missões espaciais da agência Essas inovações usadas no espaço ajudaram a analisar o movimento da Terra tendo como referência outras estrelas além do Sol, aumentando a precisão e descobrindo que um dia sideral tem exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Na década de 70 a empresa foi
adquirida pela Loews Corporation. Nos anos seguintes a marca apresentou
inovações, não somente em termos tecnológicos, mas também na área de design de
seus relógios. No dia 10 de janeiro de 2008, a BULOVA foi comprada pela Citizen
por US$ 247 milhões, se tornando uma subsidiária da empresa japonesa.
Para encerrar, um fato interessante: em 2008 um relógio
BULOVA automático, perdido no mar por um marinheiro em 1941, foi encontrado
após 67 anos e devolvido ao seu proprietário. O mais incrível desta história é
que o relógio ainda funcionava...