A Samsung informou que seus aparelhos de TV
podem transmitir dados de usuários a terceiros, tornando-se a mais recente
empresa de tecnologia a enfrentar uma reação negativa sobre como os dados dos
seus usuários são obtidos (e utilizados).
A maior fabricante de TVs do mundo disse que seus
aparelhos com conexão à internet podem
coletar conversas privadas quando os usuários ativam a função de reconhecimento
de voz. Disse também que os consumidores
podem ligar e desligar a função em qualquer momento – coisa que evidentemente
poucos consumidores sabem ou fazem.
Quando um usuário dá um comando de voz a uma TV conectada à internet, os dados são enviados a um servidor que vai procurar o conteúdo solicitado; a partir daí, outras conversas podem ser capturadas.
Quando um usuário dá um comando de voz a uma TV conectada à internet, os dados são enviados a um servidor que vai procurar o conteúdo solicitado; a partir daí, outras conversas podem ser capturadas.
As práticas de coleta de dados pelas TVs da Samsung estão contidas nos contratos de
credenciamento do usuário, a chamada “click-to-agree screen” (“tela de clique
para aceitar”), que aparece durante a instalação da tecnologia mais atual –
mais uma vez, temos a certeza de que a absoluta maioria dos usuários
simplesmente aceita, sem saber o que está aceitando...
O Google, o
LinkedIn e o Yahoo já foram processados por clientes por causa da forma com que
coletam dados; a Apple atualizou suas políticas de privacidade no ano
passado para garantir aos usuários que os dados estão seguros.
No mundo digital, terra sem lei, cautela nunca é
demais...