As empresas de tecnologia vivem em constante
insegurança, temerosas de serem tragadas pela próxima “nova onda”. O Facebook não é exceção,
especialmente quando se ouvia falar que modelos matemáticos previam que em 2017 o Facebook estaria em plena decadência,
com apenas 20% do número atual de usuários; isso ocorreria especialmente em
função da migração dos usuários mais jovens para o WhatsApp.
Esse
cenário explicaria as razões pelas quais
o Face teria gasto recentemente US$ 19 bilhões no negócio, o equivalente a 10% de seu próprio valor de
mercado e quase o dobro do valor oferecido pelo Google para compra do WhatsApp:
um provável grande concorrente foi adquirido e outro grande adversário, o
Google, foi deixado para tras, o que é muito importante em um mercado que
disputa os mesmos clientes (e as mesmas
carteiras) e que até o momento vem dando mais importância ao número de clientes
que ao valor das vendas.
Felizes
mesmo devem estar alguns investidores, como a Sequoia Capital, que viu seu
investimento de US$ 60 milhões no WhatsApp ser multiplicado por 50, devendo
receber agora 3 bilhões.
Não dá para terminar sem lembrar a piadinha: dizem que a mulher do Zuckerberg pediu a ele que comprasse wasabi, e ele entendeu mal...