Tudo começou em 1966, quando foi assinado um
acordo entre a Fiat e o governo da União Soviética para a constituição de uma
empresa votada à produção de automóveis populares, que foi batizada com o nome
de VAZ (Volzhsky Automobilny Zavod ou Fábrica de Automóveis do Volga).
Essa fábrica é agora o terceiro maior complexo
automotivo-industrial do mundo e iniciou em 1970 a produção do Zhiguli ou VAZ 2101, um sedã de quatro
portas, que nada mais era que o Fiat 124 feito sob licença da marca italiana.
A VAZ se notabilizou por ser uma fábrica
altamente verticalizada, onde praticamente tudo era produzido por ela, de
carburadores a vidros. Era uma organização industrial em que eficiência não era
a maior preocupação.
Em 1976 foi lançado o Lada 2121, mais conhecido
como
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O Niva |
Niva (que significa “campo” em russo), um jipinho utilitário compacto 4x4
com linhas simples e retas e motor de 1.6 litros a gasolina, e primeiro projeto
da montadora russa a não utilizar um modelo da Fiat como base. Rústico e
competente, o modelo foi um dos carros
mais marcantes já criados pela indústria soviética, tanto que até hoje esse
projeto original é produzido, tendo sido exportado para o Brasil.
Outros modelos foram sendo lançados e também
exportados para o bloco soviético, onde exigências quanto à qualidade não eram
muito grandes; dentre esses, o Lada Samara, primeiro automóvel de tração dianteira
produzido pela montadora e que também foi exportado para o Brasil, onde a marca
chegou em 1990, logo após a abertura do mercado aos importados.
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O Laika |
O primeiro carro a chegar foi o já defasado
sedã Lada Laika, nome alusivo à raça da cadela Kudriavka, que os soviéticos
enviaram ao espaço no Sputnik II, em 3 de novembro de 1957. Porém, o design ultrapassado
e a péssima tropicalização dos carros, que não eram adaptados à gasolina com
álcool vendida aqui e geravam mau funcionamento e problemas constantes de
carburador, decretaram o fim da marca no Brasil, após seis anos, apesar de seu
preço baixo – ao começarem a chegar aqui, os Laika custavam o equivalente a US$
7 mil – era o carro mais barato vendido no país.
Para encerrar, uma curiosidade: a marca Lada foi
adotada pela AvtoVAZ apenas para exportação. No mercado interno russo os
automóveis são comercializados com a marca Zhiguli, cuja pronúncia semelhante a
“gigolô” poderia prejudicar as exportações...