domingo, 4 de agosto de 2019

DAVID WARREN, O INVENTOR DA CAIXA PRETA

Em 19 de outubro de 1934, um avião de passageiros caiu no mar, entre a Austrália e a Tasmânia, perecendo todos os que estavam a bordo, inclusive o missionário anglicano Hubert Warren, à época com 33 anos de idade e que iria assumir a paróquia de Enfield, em Sidney, capital da Austrália. Sua esposa Ellie e filhos faziam o mesmo trajeto, porém viajando de navio.

O último presente do reverendo ao seu filho de 8 anos, David, havia sido um rádio  galena - um aparelho muito simples e que hoje em dia é ainda utilizado por curiosos e estudantes de eletrônica. David era uma criança muito ativa, e passou a estudar o aparelho - era também um empreendedor, cobrando de seus colegas que queriam ouvir a transmissão de jogos de cricket - naquela época, rádios ainda eram muito raros; mais tarde um pouco, começou a construir e vender rádios desse tipo.

Muito inteligente e estudioso, aos 25 anos já tinha um doutorado em química pelo Imperial College de Londres; trabalhava para o governo australiano em pesquisas na área aeronáutica, tendo, em 1953 se unido a um grupo que pesquisava as causas dos repetidos e misteriosos acidentes com os De Havilland Comet (foto ao lado), os primeiros jatos comerciais - mais tarde descobriu-se que essas causas eram defeitos de projeto e fabricação nas janelas do avião. Em 1961, um Comet das Aerolíneas Argentinas caiu ao decolar de Viracopos, matando 52 pessoas, embora as causas do acidente parecem ter  sido outras.

Certa noite David sonhou com um equipamento que havia visto recentemente: um gravador de bolso, o Miniphon, o primeiro gravador de bolso a ser comercializado, e que era usado por executivos - teve então um "estalo" - se houvesse um aparelho a bordo dos aviões que pudesse gravar os diálogos da tripulação e outros dados do voo, talvez fosse possível descobrir a causa dos acidentes. 

Expôs a ideia a seus chefes e a pilotos, que a repeliram, fortemente. David não desistiu, e continuou aperfeiçoando o protótipo que estava construindo, com atenção especial à proteção para que não fosse destruído se um acidente ocorresse. Certo dia, um amigo o apresentou ao Vice Marechal do Ar Sir Robert Hardingham, um inglês que ocupava um alto cargo na área aeronáutica naquele país. 

Hardingham e as autoridades inglesas entusiasmaram-se com a ideia e o equipamento rapidamente tornou-se popular, tendo, ironicamente  a Austrália o primeiro país a tornar seu uso obrigatório, em 1960 - a empresa australiana Qantas chegou a dar o nome de David Warren a um de seus aviões. 
Apesar de usualmente pintado em laranja para facilitar sua recuperação em caso de acidentes, o aparelho tornou-se conhecido como "caixa preta" - no equipamento usualmente consta a expressão "Flight Recorder - Do Not Open", algo como "Gravador de Voo - Não Abra".

Warren trabalhou para o governo australiano até aposentar-se em 1983 - faleceu em 2010. Dotado de grande senso de humor, quando perguntado se recebera alguma vantagem financeira pela invenção, respondeu que não, mas que o governo também não lhe cobrara nada por cem outras ideias que tivera, tentara desenvolver e que não funcionaram.

Seus filhos, também dotados de grande senso de humor, colocaram em seu caixão um cartaz com a expressão "Flight Recorder Inventor - Do Not Open"...