Um passageiro, a bordo de um voo da Singapore Airlines teve sua atenção chamada por um estranho orifício na parte de baixo da tela fixada às costas do assento à sua frente. Parecia uma câmera, e o passageiro falou do assunto em um tuíte que começou a circular rapidamente.
Logo, a companhia respondeu,
dizendo que “alguns de nossos novos sistemas de entretenimento contam com
câmeras, que, no entanto, não estão ativas – também não existem planos para
desenvolver funções que utilizam essas câmeras”.
Os usuários da rede social
não gostaram muito da resposta, uns dizendo que teria sido muito simples tapar
a câmera, outros que a empresa pretendia analisar o comportamento dos
passageiros a bordo, com objetivos comerciais.
A Singapore disse ao Channel
Asia que as câmeras não podem ser ativadas pela tripulação e que faziam parte
do equipamento em função de planos iniciais dos fabricantes, que acabaram não
sendo aprovados pela empresa.
De qualquer forma, o
equipamento foi instalado em 84 aviões da companhia, não se sabendo se outras
empresas têm equipamento igual.