Poucas pessoas
sabem que a fórmica, aquele material utilizado para revestir móveis, pisos e
paredes, na verdade é uma marca – laminados plásticos existem de diversas marcas,
produzidos por diversas empresas, mas a fórmica original existe há mais de cem
anos.
Em 1912, Daniel J. O’Conor e Helbert A. Faber, funcionários da Westinghouse Eletric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica, usada na época em instalações e isolamentos elétricos, principalmente nos ferros de passar roupa. Utilizando material celulósico (papel) impregnado com resina fenólica, submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o substrato fenólico. Em 1913, saíram da Westinghouse, patenteram o produto, registraram-no com a marca FORMICA, e fundaram sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin. O novo produto foi batizado como FORMICA por ter sido concebido para ser usado no lugar da mica (“substitute for mica”).
O material foi amplamente utilizado como isolante durante a 1ª Guerra Mundial, ao final da qual a empresa desenvolveu a resina melamínica, cuja união com o substrato fenólico resultou no laminado decorativo como hoje o conhecemos.
Em 1912, Daniel J. O’Conor e Helbert A. Faber, funcionários da Westinghouse Eletric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica, usada na época em instalações e isolamentos elétricos, principalmente nos ferros de passar roupa. Utilizando material celulósico (papel) impregnado com resina fenólica, submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o substrato fenólico. Em 1913, saíram da Westinghouse, patenteram o produto, registraram-no com a marca FORMICA, e fundaram sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin. O novo produto foi batizado como FORMICA por ter sido concebido para ser usado no lugar da mica (“substitute for mica”).
O material foi amplamente utilizado como isolante durante a 1ª Guerra Mundial, ao final da qual a empresa desenvolveu a resina melamínica, cuja união com o substrato fenólico resultou no laminado decorativo como hoje o conhecemos.
Durante a Segunda
Guerra Mundial mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira
revestidas em plástico. Após a Guerra, se especializou na produção
de laminados decorativos. Nessa época, a marca FORMICA chegou
ao Brasil. Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 700 milhões pelo
grupo Fletcher Building Group, da Nova Zelândia.
A empresa investe muito em pesquisa, lançando constantemente novos produtos, que além da beleza e do design moderno, são resistentes à riscos e manchas, são fáceis de limpar, inibem a proliferação de fungos e bactérias, são antialérgicos, duráveis, suportam a umidade e as altas temperaturas.
A empresa (www.formica.com) tem seus produtos vendidos em quase todo o mundo. É um exemplo vivo de como uma tecnologia, desenvolvida para um determinado fim, acaba gerando produtos utilizados em áreas totalmente diferentes.
A empresa investe muito em pesquisa, lançando constantemente novos produtos, que além da beleza e do design moderno, são resistentes à riscos e manchas, são fáceis de limpar, inibem a proliferação de fungos e bactérias, são antialérgicos, duráveis, suportam a umidade e as altas temperaturas.
A empresa (www.formica.com) tem seus produtos vendidos em quase todo o mundo. É um exemplo vivo de como uma tecnologia, desenvolvida para um determinado fim, acaba gerando produtos utilizados em áreas totalmente diferentes.