Carros híbridos e elétricos ainda têm participação muito pequena no mercado brasileiro: neste ano, até setembro, 0,2% ou 2.754 unidades foram vendidas no Brasil, em um total de 1,78 milhão de automóveis.
Modelos híbridos e elétricos, contudo, começam a aparecer nas ruas brasileiras e estarão na 30.ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, no próximo mês.
i3 |
Twizy |
Mais de 20 automóveis de variadas marcas estão confirmados para a mostra, que ocorrerá entre os dias 8 e 18 de novembro no São Paulo Expo. Alguns poderão ser dirigidos pelos visitantes em área reservada para testes, entre os quais o BMW i3 e o i8 e Renault Twizy e o Zoe. No primeiro dia do evento haverá uma carreata pela cidade com cerca de 30 carros movidos a eletricidade.
Um empurrão ao mercado de híbridos (com um motor elétrico e um a combustão) e 100% elétricos será dado a partir do próximo mês, com a entrada em vigor da nova tabela do Imposto sobre Produtos Industrializados. O IPI para híbridos vai variar de 7% a 20% e, para elétricos, de 7% a 18%, dependendo da eficiência energética e do peso do carro - hoje o IPI é de 25%. A medida deve aumentar a oferta de modelos menos poluentes ou totalmente limpos no País, mas parece não ser suficiente para promover uma massificação.
Bolt |
Leaf |
Ainda assim, quase todas as montadoras devem mostrar no salão modelos importados que já estão à venda ou que serão lançados até o próximo ano. A General Motors apresentará o Bolt, compacto 100% elétrico com autonomia de 400 quilômetros, e a Nissan o novo Leaf, ambos para início de vendas em 2019.
Dos 2.754 veículos “verdes” vendidos neste ano, apenas 158 são elétricos e os demais são híbridos. Em igual período de 2017 foram vendidos 2.352 veículos, sendo 111 elétricos e os outros híbridos.
Deve-se observar que, no mundo todo, a venda de modelos puramente elétricos ainda é pequena pois, além do custo elevado, é preciso infraestrutura para abastecimento. Já as vendas de híbridos crescem mais rapidamente e o mesmo deve ocorrer no Brasil, mas no longo prazo.
Prius |
Niro |
A BMW levará ao salão três híbridos plug in, o i3 e o i8 – com preços entre R$ 200 e R$ 800 mil -, e uma novidade ainda não revelada. Já a Toyota trará o inédito Prius Híbrido Flex, que usa etanol no lugar da gasolina para gerar eletricidade. O carro foi testado em percurso de São Paulo a Brasília e agora passa por adaptações. A Lexus, marca de luxo do grupo, vai mostrar o NX 300, que custa R$ 220 mil. A Audi terá quatro híbridos no estande (A6, A7, A8 e Q8), a Ford duas versões do Fusion, a Kia três (Soul EV, Optima e Niro) e a Volkswagen o Golf GTE.