quarta-feira, 8 de outubro de 2014

COMPUTADOR EDUCATIVO KANO CHEGA AO MERCADO

O computador educativo Kano começa a ser vendido neste mês, ao preço de US$ 150.  Para desenvolvimento do projeto foram levantados fundos na modalidade "crowdsourcing", com pessoas comprando o computador antecipadamente (a preços menores que o de lançamento) - mais  de 13.000 máquinas foram vendidas dessa forma.
Do ponto de vista de hardware, o Kano não traz nada de novo – é um Raspberry Pi Model B, que já apresentamos em nosso post de 25 de junho deste ano (3,8 milhões de Raspberies já foram vendidos) Além do Pi, o kit do Kano inclui um teclado Bluetooth, uma cobertura para o computador, um cabo HDMI e  um cartão SD contendo o sistema operacional.  A máquina é montada facilmente, seguindo-se as instruções de um  manual bastante simples; a cor dos componentes torna a tarefa ainda mais fácil, como pode-se ver no vídeo ao final deste texto.
Mas é graças ao software que o Kano se diferencia. O Kano OS é um sistema   open source cuja interface foi projetada para familiarizar crianças com conceitos de programação através da modificação de jogos.
Clássicos como Pong e Snake podem ser facilmente alterados pelo usuário com um sistema de blocos que lembra o NXT da Lego. Ao altera-los, contudo, a criança está na verdade alterando parâmetros de um código escrito em Python.
Quem quiser experimentar o sistema pode brincar com o jogo Pong neste link. Conforme a criança vence os desafios de modificação propostos pelo Kano, outros exemplos mais complexos vão sendo liberados; o sistema inclui até mesmo uma versão do Minecraft.