O desenvolvimento de caminhões autônomos (sem motorista) segue em andamento - acreditamos que esses veículos passem a ser utilizados de forma ampla antes dos carros autônomos, principalmente em função das características dos ambientes em que operarão.
A Scania acaba de apresentar um conceito de caminhão autônomo, sem cabine. Chamado de AXL, ele foi pensado para operar em minas e canteiros de obras, locais mais propícios para a operação dos autônomos, já que são ambientes com circulação controlada.
A Scania já testa há algum tempo caminhões autônomos. A novidade é que todos, até então, possuíam uma cabine e um motorista de prontidão, para situações de emergência. O AXL é monitorado remotamente. A operação em minas, segundo a Scania, é facilitada por ter um sistema de logística e processos bem definidos, que informa ao veículo como a tarefa deve ser executada.
Para isso, ele conta com câmeras, radares e outros sensores, que monitoram todo o ambiente em sua volta. Mesmo sem a cabine, a Scania criou um desenho que preserva a identidade visual dos caminhões da marca.
A Scania equipou o AXL com um motor a combustão que utiliza biocombustíveis (não especificados pela empresa); um vídeo, ilustrando o conceito, pode ser visto aqui.
A Volvo, conterrânea e rival da Scania, também já mostrou um conceito de caminhão autônomo sem cabine. Embora ainda sejam conceitos, eles não devem demorar a ganhar versões de produção.