O
leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o
leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto
virava leite condensado.
Sua
descoberta, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra
Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite
condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele
ficou rico.
Mas
foi somente alguns anos mais trade, em 1867, que surgiu a primeira fábrica
construida especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi
quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss
Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite
condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no
país.
Rapidamente
o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que
reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado
leite condensado.
A
Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. A
concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905 numa fusão que deu
origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem
com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma
camponesa suíça do século XIX.
A
marca Leite Moça pertence à Nestlé e é a versão brasileira da marca
americana Milkmaid. No Brasil, o leite condensado era importado dos Estados Unidos desde
1890; no entanto, o nome, difícil de pronunciar, acabou não sendo assimilado
pelo público, que a ele se referia apenas como "leite da mocinha" ou
"leite da moça", em referência ao desenho da camponesa que
ilustrava suas embalagens.
Começou
a ser fabricado no Brasil em 1921; na década seguinte, a Nestlé decidiu passar a
utilizar a marca Moça oficialmente. A
lata de Leite Moça, um ícone para os consumidores brasileiros,
ganhou um sistema abridor e trouxe de volta as receitas no rótulo - é a
primeira mudança de design em dez anos.
O
visual atualizado do produto chega às prateleiras até o fim deste mês, e nasceu
de pedidos feitos por muitos consumidores, que pediram à Nestlé
soluções para facilitar o manuseio da lata, que além do abridor “emagreceu”,
ficando mais vertical ou "slim".
Segundo
a companhia, o novo formato traz a mesma quantidade de produto, 395 gramas.