A nova tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G), que permite
velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já está
sendo oferecida no Brasil. As operadoras de celular instalaram cerca de 3,5 mil
antenas e investiram mais de 5 bilhões de reais em frequências e infraestrutura.
A prestação desses serviços começa
por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza,
Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até 31 de dezembro deste ano, os serviços devem chegar a Cuiabá,
Manaus e Natal.
O cronograma da Anatel prevê a expansão, até maio de 2014, para todas as capitais de estado e cidades com
mais de 500 mil habitantes; a agência acredita que até dezembro deste ano
haverá 4 milhões de usuários da nova tecnologia
Até o fim do ano, outras 6 mil antenas deverão ser instaladas nas
cidades-sede da Copa do Mundo. Para cumprir as exigências de atendimento e
diante de legislações municipais que ainda impõem barreiras à expansão da
infraestrutura, as prestadoras iniciaram suas implantações utilizando sites
existentes.
A cobertura inicial, exigida pela agência reguladora, é de 50% da área
urbana do município-sede. A prioridade será dada para os corredores de
circulação dos moradores e turistas, como aeroportos, redondezas dos estádios,
pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, como os centros comerciais
e empresariais das cidades. Em lugares onde o sinal de 4G ainda não estiver
disponível, o telefone funcionará normalmente em 3G, segundo informa as
operadoras móveis.
Para usar o serviço 4G, o consumidor terá que adquirir um aparelho
também de quarta geração. Como no Brasil, a determinação da Anatel foi de que o
4G funcionasse na frequência de 2,5 GHz, os dispositivos também terão que ser
específicos dessa frequência. O 4G no Brasil opera em frequência diferente
dos aparelhos dos Estados Unidos, por exemplo, que usam a frequência de 700 MHz;
em função disso, os preços dos aparelhos deverão ser bastante altos, ao menos
numa fase inicial.
O 3G, lançado no Brasil em 2007, levou três meses para alcançar 1 milhão
de clientes e cerca de dois anos para chegar a 10 milhões. A diferença entre as
duas tecnologias é que a 4G está sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que
chega a vários outros países do mundo. O 3G, por sua vez, quando chegou ao
Brasil, já estava bastante difundido mundialmente.