terça-feira, 29 de março de 2011

Road Trains: uma nova idéia para o trânsito



A União Européia está estudando um novo conceito que visa dar mais segurança e fluidez ao transito em suas estradas, o Road Train.




A idéia básica é de que carros de passeio, dotados de sensores e processadores eletrônicos viagem em comboio, líderados por um veículo dirigido por um motorista profissional. O equipamento
eletrônico instalado nos veículos que estariam seguindo o líder, automáticamente os dirigiriam – 
fariam o carro acelerar, frear, mudar de direção etc. automáticamente, sem qualquer interferência de seus motoristas, que ficariam livres para deixarem o Road Train a qualquer momento, passando a dirigir seus carros da forma convencional.

Dentre os benefícios trazidos pela idéia, estariam o aumento da produtividade dos profissionais, que poderiam ler, falar ao telefone, comer ou trabalhar em computadores durante as viagens, a melhoria do fluxo de tráfego, pois os carros viajarriam mais próximos uns dos outros, o aumento da segurança e até mesmo a redução das emissões de CO2, que diminuiriam em 20%, segundo os responsáveis pelo projeto – 20% seria também a economia de combustível esperada. A ênfase em aspectos ambientais é grande, tanto que o nome oficial do projeto é SARTRE – Safe Road Trains for the Environment.

No primeiro semestre de 2010, como parte do programa, a Volvo fez uma demonstração pública do sistema de frenagem automática: a demonstração foi um fracasso, o sistema não funcionou e o Volvo S60 que fazia a apresentação bateu – a empresa disse que houve falha humana e não da tecnologia.

Em dezembro daquele ano, foram realizados testes mais amplos, envolvendo um veículo guia seguido por outro, desta vez com sucesso. A idéia é que até o final do projeto, em 2012, sejam exaustivamente testados comboios formados por um guia e cinco outros veículos. A seguir, seriam feitos ajustes necessários à formação de comboios maiores, bem como desenvolvidos esforços para divulgar a tecnologia, ajustar a legislação de trânsito etc. Quem sabe não estaremos em breve utilizando mais essa tecnologia em nossa vida diária? A idéia básica, no momento, é que os motoristas pagariam por esse serviço.

É preciso dizer também que em alguns países, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, a expressão Road Train é utilizada para conjuntos em que um cavalo mecânico puxa vários reboques – o maior de que se tem notícia é utilizado na Austrália, em serviços de mineração: tem dois motores, um de 600 e outro de 400 hp, transmissão automática, transportando 460 toneladas de minério; como rodam fora das estradas, em propriedade privada, não são sujeitos às leis de trânsito.