terça-feira, 27 de maio de 2025

HÁ MAIS DE CEM ANOS AVIÕES SÃO REABASTECIDOS EM VOO

Na atualidade, o reabastecimento de aviões militares em voo é algo rotineiro - mas nem sempre foi assim.

Em 5 de outubro de 1922, dois tenentes do exército americano, John A. Macready e Oakley G. Kelly, pilotando um Fokker T-2 sobre San Diego, estabelecerem um record, permanecendo no ar durante 35 horas, 18 minutos e 30 segundos, tempo que só não foi maior porque o combustível acabou.

Em 27 de junho de 1923, trabalhando para quebrar o record, outros dois tenentes, Virgil Hine e Frank W. Seifert, voando um DH-4B conseguiram fazer o primeiro reabastecimento em voo, transferindo gasolina por gravidade para outro outro DH-4B que voava abaixo deles, pilotado pelos também tenentes Lowell H. Smith e John P. Richter.


No dia seguinte, Smith e Richter tentaram a quebra do record, mas sem sucesso, pois problemas mecânicos fizeram com que o voo terminasse mais cedo.

Mas obtiveram sucesso em agosto daquele ano: voando 37 horas e 15 minutos, também com seu avião sendo reabastecido em voo.

Em outubro daquele ano, realizaram outro feito notável: voaram pouco mais de 2.800 quilômetros entre o Canadá e o México, sendo reabastecidos três vezes e comprovando que esse era um método confiável para aumentar o alcance dos aviões.