Números da IDC dão conta que em 2023 foram vendidos 128,5 milhões de tablets, uma queda de 20,5% ante os 161,5 milhões em 2022.
Esse é o menor volume observado desde 2011, e a empresa de análise de mercado atribui a queda ao momento macroeconômico que vivemos.
Em 2023 a Apple liderou o setor, com 48,5 milhões de peças comercializadas, uma queda de 20% contra 60,5 milhões de iPads vendidos em 2022. Os demais grandes fabricantes foram, nesta ordem: Samsung, Lenovo, Huawei e Amazon.
O gráfico abaixo mostra as vendas do ano passado.
Em 2023, como mostra o gráfico abaixo, Apple ampliou ligeiramente sua liderança em termos de market share, saindo de 37,4% para 38%. Samsung e Huawei também cresceram. Lenovo e Amazon caíram.
Alguns desses fabricantes vem recorrendo a um velho expediente para melhorar suas vendas: oferecem grandes descontos. É o caso da Amazon, que está oferecendo uma de suas máquinas mais recentemente lançadas, o HD 10 Fire, com descontos que podem chegar a 35%.
Para 2024, a expectativa da IDC é de uma melhora no setor, com avanço da economia global e foco em novas tecnologias, como inteligência artificial, que não vai se limitar a PCs e smartphones, beneficiando também os tablets.
Particularmente, temos a sensação que é possível que isso não aconteça, com os tablets cada vez mais "espremidos" entre os notebooks e smartphones cada vez mais sofisticados.