sábado, 20 de julho de 2019

A INGNORÂNCIA ASTRAVANCA O POGRESSIO

Certas propostas de nossos políticos inevitavelmente levam-nos a lembrar o personagem Odorico Paraguaçú na novela O Bem Amado, onde frequentemente usava o bordão que dá título a este post.

É o caso da proposta apresentada pelos deputados estaduais de Santa Catarina  Marcius Machado e Nilso Berlanda (ambos do PL), que através de um projeto de lei pretendem proibir testes e instalação da tecnologia 5G naquele estado!

Na justificativa da proposta, os deputados argumentam que “os meios de comunicação vêm divulgando apenas as vantagens que as redes sem fio 5G podem trazer”, deixando de lado supostos riscos para a saúde de humanos e animais. 

Para tal, a dupla cita um boato que viralizou na Internet em 2018 de que testes 5G teriam causado a morte de centenas de pássaros na Holanda. A história já foi desmentida por sites estrangeiros de notícias e de checagem.

Outro argumento utilizado na justificativa aponta para uma radiação “muito forte” do 5G em comparação com as tecnologias predecessoras, uma vez que “2G, 3G e 4G oscilam de 790 MHz a 2,6 GHz,  enquanto a tecnologia 5G chega a 3,5 GHz”. 

Na realidade, frequências altas  não implicam em maior energia irradiada, nem em riscos adicionais. Até hoje, não há evidência científica que comprove o impacto da radiação não-ionizante gerada pelo sinal de telefonia móvel sobre a saúde de seres vivos.

Provavelmente as excelências mantem-se informados através do Facebook (e não sabem inglês)...