O Brasil é muito
forte em termos de tecnologia aeronáutica. A Embraer é a terceira maior
fabricante de aviões para uso civil, perdendo apenas para a Boeing e a Airbus.
A empresa é líder mundial na
fabricação de jatos comerciais até 130 assentos e deu mais um passo para a consolidação sua posição ao
apresentar o E190-E2, primeiro jato da segunda geração aviões desse porte – seu
voo inaugural está programado para o segundo
semestre de 2016, com entrada em serviço prevista para 2018.
Com investimentos da
ordem de US$ 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013; os jatos
terão motores de última geração de alto desempenho que, em conjunto com novas
asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire e
avanços em outros sistemas, resultarão em melhoras significativas no consumo de
combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo.
Desde o lançamento, já
recebeu 640 pedidos, dos quais 267 firmes e de 373 opções e direitos de compra,
tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente,
a família de E-Jets, como são chamados os aviões dessa linha, opera para cerca de 70 clientes em 50 países,
sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de
participação de mercado.
Serão construídos quatro protótipos que serão usados no
processo de certificação; o E190-E2 terá o mesmo número de assentos do
atual E190, podendo ser configurado com 97 lugares em duas classes de serviço,
ou 106 em classe única. Além disso, haverá aumento significativo de 800
quilômetros no alcance, com capacidade
cobrir distâncias de mais de cinco mil quilômetros.
A imagem abaixo dá uma ideia de suas dimensões: