Num passado não muito remoto, os grandes jornais traziam cadernos de
empregos, volumosos – aos domingos, o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ trazia dois
desses cadernos – os candidatos ao se interessarem por uma vaga enviavam seus
currículos pelo correio e aguardavam um eventual chamado; parece que foi há
séculos!
Hoje, tudo mudou: os brasileiros utilizam os classificados na publicados
na internet como principal ferramenta para procurar emprego. Segundo um
levantamento feito pela agência de empregos Catho, 65,7% das pessoas usam esse
método para encontrar oportunidades.
O networking
aparece em segundo lugar, com 54,1% na pesquisa. A taxa de sucesso é maior
nesse caso, apesar de ser seguida de perto pelos resultados obtidos por meio da
internet. Em um ano, houve um aumento de 9,4 pontos percentuais no uso de
ferramentas web para conseguir emprego.
A praticidade, a possibilidade de enviar currículos para diversas
oportunidades de maneira rápida é um dos fatores que explicam a preferência dos
profissionais por essa ferramenta.
A pesquisa da Catho descobriu que o envio de currículos diretamente para
empresas foi uma opção adotada por 46,7% dos entrevistados, enquanto 40,3%
disseram que utilizam redes sociais para achar um novo trabalho.
A pesquisa de 2015 teve 23.011 respondentes de todo o Brasil, sendo que
54,2% estão empregados (29,7% em empresas com mais de 500 funcionários). O
levantamento foi feito entre os dias 13 de junho e 29 de julho deste ano.