É
impressionante a constatação de como empresas mundiais, tidas como modelo,
adotam práticas criminosas sem muita cerimônia.
É o
caso da Volkswagen, agora envolvida em um escândalo de manipulação das emissões de gases poluentes em milhões de seus
veículos. O crime (não é possível utilizar expressão mais amena) foi
descoberta por um grupo de pesquisadores da
Universidade da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, e do Conselho Internacional do Transporte
Limpo.
A
investigação sobre o caso foi iniciada em 2013, como parte de um projeto para
avaliar as emissões em circunstâncias reais de operação de veículos leves nos
EUA. Para isso, foram testados três veículos, Volkswagen Jetta, Volkswagen
Passat e BMW X5.
Os especialistas
verificaram que nas avaliações, feitas em cinco formas distintas de condução,
desde em trechos urbanos, até rurais, as emissões de óxido de nitrogênio do
Jetta foram entre 15 e 35 vezes superiores ao limite estabelecido pela Agência
de Proteção do Meio Ambiente.
Quanto
ao Passat, o índice foi entre cinco e 20 vezes superior ao aceitável, enquanto
no veículo produzido pela BMW, as emissões estiveram dentro dos parâmetros do
órgão regulador. Os veículos da Volkswagen, no entanto, lançavam quantidade
normal de gases quando parados.
A
informação obtida nos testes foi enviada no ano passado para outros órgãos que investigaram
o assunto. A conclusão, quase unânime, é de que estas divergências aconteceriam
por causa de um software que está instalado atualmente em todos os veículos,
para controlar o funcionamento do motor.
O
programa detectaria quando o carro está sendo testado para verificar as
emissões e ativaria um ciclo do motor que reduz as emissões de óxido de
nitrogênio, gás que é responsável pela fumaça e poluição das cidades.
Os
responsáveis pelas investigações ainda não sabem se o software detecta a falta
de movimento do volante ou o desligamento do sistema de controle de tração,
duas circunstâncias ocorridas quando os veículos estão sendo submetidos a
testes de emissão quando estacionados. Imaginem o que estão fazendo por aqui...
A
indignação pode diminuir um pouco quando se descobre que cabeças estão rolando
na VW e que o valor de suas ações chegou a cair cerca de 35%. Mas seria ainda
melhor ver os responsáveis na cadeia...