O iPad,
um dos mais desejados gadgets dos últimos tempos, e que foi lançado pela Apple
em 2010, deve ter suas vendas reduzidas em cerca 20% em 2015 (em relação a
2014), conforme prevê o portal Digitimes.
Mesmo
com a queda nas vendas, o iPad segue
líder no mercado de tablets, mas há uma dúvida: por que as pessoas estão comprando
menos o produto da Apple?
A
primeira possível razão é que pelo fato de o iPad possuir uma vida útil maior do que a dos
smartphones, muitos dos usuários de máquinas mais antigas não
sentem a necessidade de trocá-lo, já que sua bateria e usabilidade continuam
quase as mesmas.
O
segundo ponto a ser considerado é o fato de que o iPad não é uma necessidade
para todos: com o aumento do tamanho das telas dos smartphones e a
redução do peso e dimensão de
notebooks, muitos usuários não sentem
a necessidade de comprar tablets.
Tim
Cook, o CEO da Apple, disse que a queda nas vendas não o preocupa. “Em algum
momento isso (a diminuição das vendas) irá estabilizar. Eu não sei dizer
quando, mas eu estou confiante que irá”, declarou Cook.
Apesar
dessa aparente tranquilidade, parece que a companhia está tomando providências a respeito. Em uma tentativa de aumentar o número de usuários do
tablet, a Apple deve lançar a campanha
“Everything Changes With iPad” ou "Tudo Muda com o iPad" (em tradução
livre) em seu site oficial.
Vídeos da campanha apresentam aplicativos que auxiliam no cotidiano das pessoas. Dos
cerca de 800 aplicativos que podem ser baixados para o iPad, o vídeo foca nos
educacionais e nos de culinária, entretenimento e produtividade.
Além do
marketing, existem rumores antigos de que a Apple está trabalhando em um novo
modelo do iPad, visando aumentar as vendas; fala-se que a empresa lançara um iPad Pro de 12,9
polegadas.
A esse
iPad gigante poderia ser acoplado um teclado, como acontece com o Surface Pro,
da Microsoft – mas no mercado há dúvidas
sobre isso, especialmente porque Apple
lançou, recentemente, o MacBook Air de 12 polegadas, que já atende a quem busca
um dispositivo com tela maior.
Como
sempre, a recomendação é: vamos ver o que acontece...