Recentemente postamos um texto relatando que
pesquisadores
da University of Cambridge e da Microsoft demonstraram como é possível
descobrir informações privadas simplesmente analisando os "curtir" de
uma pessoa no Facebook. Surgem agora informações de que a IBM está
testando um sistema com objetivos semelhantes a partir do que uma pessoa posta
no Twitter.
Esse sistema, chamado
SystemU
parte do
princípio que as palavras que uma pessoa escolhe quando escreve dizem
alguma coisa sobre como é essa pessoa.
Se passarmos essas palavras por algum processamento, é possível ter um quadro
de como é a personalidade da pessoa, do que a motiva, e talvez, de um ponto de
vista de negócios, dos tipos de produtos ela estaria disposta a consumir.
O SystemU ainda não está
disponível comercialmente, mas provavelmente estará pronto para ser usado em larga escala
até o final deste ano. Por enquanto, o
sistema foi testado somente em inglês, mas, teoricamente, funcionaria em outras
línguas.
O SystemU gera, a partir das
publicações do Twitter, uma classificação do perfil da pessoa em um gráfico em
forma de círculo, divido em áreas como personalidade, necessidades, valores e
comportamento social. Cada uma delas tem algumas subdivisões.
O sistema consegue dizer
coisas sobre as pessoas que elas às vezes não estão dispostas a reconhecer, e tem potencial para ajudar as empresas a
oferecer um atendimento muito mais personalizado e a oferecer produtos que os
consumidores estejam dispostos a comprar – esse é um uso relativamente “inocente”,
ao qual podem se seguir outros aos quais a sociedade deve ficar atenta.
Mostrando
como esse campo é grande, a IBM já está trabalhando em
um sistema que faz esse tipo de análise através de imagens, verificando o que
as pessoas postam usando o Instagram e o Pinterest.
A recomendação é a de sempre:
cuidado com o que se posta e curte. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a
ninguém.