A imprensa tem
noticiado que a Amazon deve iniciar a venda de livros em papel
no Brasil no próximo mês de maio, ampliando suas operações em nosso país, onde
ela vende livros eletrônicos desde fins
de 2012.
No início de 2012,
começou avender também seus leitores de livros eletrônicos, o Kindle, além de
alguns acessórios para eles.
No Brasil, a Amazon
terceirizou a logística envolvida nas vendas do Kindle. É um modelo diferente
do que ela adota nos Estados Unidos, onde a própria empresa cuida do estoque,
da embalagem e da entrega dos produtos.
Lá, a Amazon chegou
ao ponto de comprar uma fabricante de robôs para gerenciamento e manipulação de
estoques em seus armazéns. Em post anterior já falamos de experiências da
Amazon com drones, visando acelerar o processo de entrega dos produtos que
vende.
Desde que a Amazon
iniciou as vendas no Brasil, o número de livros digitais em português
vendidos no site subiu de 13 mil para cerca de 28 mil. Já número de títulos
gratuitos em português aumentou de 1,5 mil para 2,6 mil.
Muito provavelmente,
em algum momento, a Amazon lançará no Brasil uma operação ampla de comércio
eletrônico, competindo com lojas
como Submarino, Dafiti e Netshoes. Mundialmente, a empresa teve vendas líquidas
de 74 bilhões de dólares em 2013.