Em breve os chineses poderão ver apresentadores virtuais nos noticiários da TV, inclusive imitando expressões faciais e trejeitos humanos durante a leitura das notícias.
Desenvolvido pela agência de notícias estatal Xinhua e pela empresa de tecnologia Sogou, o robô que apresenta telejornais foi apresentado na Conferência Mundial da Internet recentemente acontecida em Wuzhen, no leste da China.
Inspirado no jornalista chinês Qiu Hao, o robô "veste" um terno preto e gravata vermelha - a imagem ao lado mostra o robô e o jornalista. Ele faz parte de um grande esforço da China para avançar em tecnologia de inteligência artificial.
Em outro vídeo da Xinhua, o robô disse que era seu “primeiro dia” na agência de notícias e prometeu “trabalhar incansavelmente para manter o público informado" - o "apresentador" pode ficar no ar ininterruptamente.
Os apresentadores virtuais têm uma aparência bastante realista. Eles piscam e erguem as sobrancelhas quando falam. Sua boca se move em sincronia com as palavras. Mas são facilmente distinguíveis de uma pessoa real, pois suas expressões faciais ainda são limitadas. A voz soa metálica, sem nuances de entonação, mas eles certamente serão aperfeiçoados.
Restam poucas dúvidas de que a tecnologia evoluirá e a fronteira entre realidade e artificialidade será cada vez mais sutil. Com o uso de outro tipo de tecnologia, seres virtuais como a cantora japonesa Hatsune Miku já se tornaram estrelas no mundo artístico.
A equipe de marketing da Sogou disse no evento que não está claro quando a tecnologia realmente entrará em uso, mas multidões se reuniram para tirar fotos com o apresentador digital e com o próprio Qiu, que estava no evento..