Um trem de passageiros movido a hidrogênio, fabricado pela Alstom, deve começar a rodar em breve na Alemanha, dando sequência aos esforços para eliminar gradualmente o uso do diesel.
O estado alemão da Baixa Saxônia encomendou 14 modelos Coradia iLint da Alstom, segundo o website da empresa, que tem sede em Saint-Ouen, na França. Os trens podem transportar 300 passageiros, chegam a 140 quilômetros por hora e tem autonomia de cerca de 800 quilômetros.
A Alstom tem encomendas, ainda provisórias, para mais 39 trens, vindas de de outros três estados alemães, e do Reino Unido, Dinamarca e Holanda. A Alemanha está comprando as unidades para substituir o diesel nos serviços regionais, segmento em que a eletrificação é cara demais ou impraticável, informou o governo nesta semana.
Os trens são mais caros de comprar do que os modelos a diesel, mas são competitivos em termos de custos quando se leva em conta seu ciclo de vida como um todo. O Coradia iLint utiliza células de combustível que combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, que é armazenada em baterias de íons de lítio no chassi do trem. Os trens emitem água e vapor como produtos da exaustão; aqui, pode-se ver um vídeo mostrando testes dos trens na fábrica da Alston.
Cerca de 60% do sistema ferroviário nacional da Alemanha é eletrificado, segundo a empresa pública nacional de transporte ferroviário Deutsche Bahn, havendo planos para aumentar essa fatia para 70% até 2025.