O Willys Six |
Embora tenha se consagrado durante a II Grande
Guerra, através do mundialmente famoso Jeep, a marca Willys Overland surgiu em
1908 com a compra da Overland Automobile Company, sediada em Indianópolis,
Indiana, por John North Willys, um comerciante proprietário da American Motor
Car Sales, representante de diversas marcas de automóveis.
Desde essa época, quando foi produzido seu primeiro carro, manteve-se entre as maiores indústrias automobilísticas americanas (chegou a ser a maior delas em 1911), tendo fabricado carros que marcaram época na história do automobilismo, como o Willys Six 1909, do qual foram vendidos nada menos de 4 mil exemplares em um só ano - um número muito expressivo para a época. Também existiram outros modelos famosos da Willys tais como os Willys-Knight e os conhecidos modelos 37, 38 e 77 da década da trinta.
O Jeep |
Em 1940 era apresentado o General Purpose Vehicle (Veículo de Uso Geral, destinado às forças armadas do exército norte-americano. O General Purpose ficou conhecido mais tarde como Jeep, transcrição fonética em inglês das iniciais da expressão GP.
Cessada a guerra, a procura pelo Jeep decresceu - muitos milhares deles foram vendidos pelas forças armadas americans como excedentes, o que levou a Willys a iniciar o desenvolvimento do projeto de um carro de passeio prático e robusto, de linhas modernas e avançadas. O protótipo foi apresentado em 1951 e já no ano seguinte era lançada a série Aero.
Anuncio do Aero brasileiro |
No Brasil a empresa iniciou suas atividades por volta de 1954 inicialmente montando o Jeep; em 1956 lançou a Rural e em 1960 foi um carro maior, com espaço e conforto para seis pessoas - o Aero-Willys. Entre 1959 e 1968 fabricou aqui, sob licença da Renault francesa, o Dauphine e seu sucessor o Gordini, carros que gozavam de péssima fama o o Dauphine chegou a ser classificado pela revista Wired como um dos piores carros de todos os tempos.
O Interlagos |
Em 1961 veio a Pick-up e o esportivo Interlagos e em 1966 o luxuoso Itamaraty. Em 1968 a operação brasileira foi absorvida pela Ford, que em 1984 lançou a pick-up F-75, último modelo fabricado por aqui.
A ilustração que se segue mostra parte da linha Willys em 1965: mais acima a Pick-Up e o Jeep, ao centro o Dauphine e abaixo a Rural e o Itamaraty:
Em 1970 a American Motors Corporation comprou a Willys norte-americana, sendo adquirida, por sua vez, em 1987 pela Chrysler Corporation que mais tarde passou ao controle da Fiat, que inclusive é dona da marca Jeep.