No início dos anos 1980 empresas como Apple, Osborne e Sinclair já fabricavam computadores pessoais, difíceis
de usar e de utilidade limitada.
Isso começou a mudar em 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu primeiro computador voltado
para o usuário final: o IBM PC 5150. Com preço básico de US$ 1.565 (da época, hoje cerca de US$ 4.200),
ele era o modelo mais barato lançado pela empresa e era voltado tanto para
escritórios como para uso doméstico.
A entrada da IBM no mercado de computadores pessoais mudou completamente
esse mercado. Conhecida do público por ser a maior fornecedora de computadores
de grande porte, o lançamento da IBM foi
fundamental para popularizar o computador como ferramenta de trabalho e lazer.
As especificações do 5150 eram poderosas para a época, mas hoje em dia
seriam amplamente superadas pelo celular mais barato. O computador tinha apenas
16 KB de memória RAM. Para efeito de comparação, smartphones de hoje
usualmente tem 3 GB de RAM, mais de 187 mil vezes maior que a IBM PC. O disco
rígido (que era opcional) podia armazenar 40 KB; atualmente, qualquer notebook vem com pelo
menos 500 GB, mais de 12 milhões de vezes mais que o 5150.
A máquina já trazia a planilha de cálculo VisiCalc e um game chamado
Adventure, que segundo a IBM “levaria os jogadores a um mundo fantástico de
cavernas e tesouros” – o jogo é pateticamente tosco se comparado aos atuais.
O IBM PC 5150 foi um sucesso de vendas - a expectativa inicial da empresa era vender
240 mil unidades em cinco anos, mas essa marca foi batida em apenas um mês. A
IBM continuou a liderar as vendas globais de PC até 1994, quando foi
ultrapassada pela HP.
Ironicamente, alguns dos fatores que levaram ao sucesso do 5150 foram
responsáveis pelo sucesso também da concorrência. A equipe que criou o primeiro
PC trabalhou fora do modelo rígido e fechado que era adotado pela IBM; foram
usadas peças e tecnologias de fornecedores externos para montar a máquina, em
vez de desenvolver internamente todos os componentes.
Entretanto, como nenhuma parte vital do 5150 era exclusiva da IBM, ficou
fácil para outras empresas copiarem o produto e criarem PCs mais baratos, com as
mesmas especificações – afinal não tinham custos de pesquisa e desenvolvimento
e pegavam “carona” no marketing da IBM.
Essa onda de clones beneficiou fortemente duas empresas. A primeira foi
a Intel, pois a arquitetura do chip 8088 usado no IBM PC logo se tornou padrão
de mercado e a fabricante de chips passou a vender seu produto para dezenas de
outras empresas.
A segunda empresa foi a Microsoft: a IBM precisava de um sistema operacional
para seu PC e Bill Gates forneceu a solução, com uma versão do DOS para o IBM
PC. Como o sistema não era exclusivo, a Microsoft passou a vendê-lo também para
as concorrentes da IBM e rapidamente se tornou a maior produtora de software do
mundo. Foi o início da parceria "Wintel" (Windows + Intel), que até
hoje domina a computação pessoal em todo o mundo.
A concorrência cada vez mais acirrada e com baixas margens de lucro do
mercado de PCs levou a IBM a vender sua divisão de PCs para a Lenovo em dezembro de 2004.
Nove anos depois, a Lenovo passou a ser a maior fabricante de PCs do
mundo. A empresa chinesa desbancou a HP, que havia superado a IBM em 1994 e por
quase 20 anos havia liderado esse mercado. Atualmente, a Lenovo lidera o mercado de PCs com uma fatia, seguida por HP, Dell, Acer e Asus.
Essa tecnologia que revolucionou nossa vida diária, foi apresentada ao grande público através de uma campanha publicitária inspirada no personagem Carlitos, de Charles Chaplin - uma das peças componentes dessa campanha está abaixo:
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