sábado, 7 de janeiro de 2017

WATSON: SOFTWARE SUBSTITUINDO PESSOAS

O Watson,  produto da IBM que a empresa define como uma plataforma de computação cognitiva, substituirá 34 funcionários de um escritório de seguros no Japão, de acordo com o jornal The Mainichi.
Essa plataforma é um software de análise de dados com inteligência artificial, que ajuda gestores a tomarem decisões, entre outras centenas de funções - neste blog já apresentamos o Watson atuando na cozinha. Essencialmente, ele “pensa” como um ser humano e consegue interpretar textos, áudios, imagens e vídeos.
O Watson vai começar a atuar neste mês na Fukoku Mutual Life Insurance Company lendo documentos médicos e determinando pagamentos com base em informações sobre acidentes, ferimentos, históricos e procedimentos médicos.
O investimento inicial do projeto é de 1,7 milhão de dólares, com custo de manutenção anual de 128 mil dólares. A empresa espera poupar 1,1 milhão de dólares por ano com o uso do IBM Watson. 
Um exemplo do uso do Watson no Brasil é no  Bradesco. O Watson aprendeu o nosso idioma e a companhia ensinou o sistema a responder mais de 50 mil perguntas dos funcionários sobre suas rotinas de trabalho - é possível acreditar que em breve passe a substituir funcionários de call center.
O Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial pode eliminar mais de 7 milhões de empregos nas 15 maiores economias nos próximos anos. Enquanto essas plataformas realizam trabalhos repetitivos, humanos podem ter mais tempo livre para executar tarefas que exigem mais “humanidade” - tomara que seja verdade...