O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O aplicativo pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se "autodestruindo".
Febre entre os jovens, o Snapchat não
será mais só um aplicativo: a
empresa acaba de anunciar que passa a se chamar Snap Inc. e planeja investir em
hardware daqui para a frente. Seu primeiro gadget, batizado de Spectacles ou
“Specs”, será um modelo de óculos de sol que grava e compartilha vídeos.
Os Spectacles se limitam à gravação de vídeos e não
terão nenhuma funcionalidade ligada à realidade aumentada ou virtual, como o
Google Glass, aposta malsucedida do
Google.
Os óculos terão modelos em três cores (preto, coral e
verde-azulado) e virão com uma pequena câmera nas laterais da armação. Se apertarmos
um botão perto da câmera esquerda, os Specs gravarão o que enxergamos por 10 segundos. Acionar o botão mais vezes fará
com que o registro dure mais, sem nunca exceder 30 segundos.
Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Snap, Evan
Spiegel, disse que usou os óculos numa caminhada e ficou fascinado com o
resultado. “Eu pude ver a minha própria memória, pelos meus próprios olhos, e
foi incrível. Uma coisa é você ver imagens de uma experiência que você teve,
outra é ter uma experiência da experiência. Foi o mais perto que eu já cheguei
da sensação de estar lá outra vez”, explicou.
Spiegel disse ao jornal que ainda vê os óculos como um
“brinquedo” para ser usado em shows, viagens e festas, mas que enxerga um
futuro promissor para a ideia.
A lente dos Specs é capaz de gravar num ângulo de 115
graus. Os vídeos serão em formato circular, imitando o formato dos olhos.
Graças à conexão com wi-fi e bluetooth, os Spectacles podem transferir
automaticamente os vídeos para o aplicativo do Snapchat.
Segundo a empresa, o produto custará 130 dólares, algo em
torno de 420 reais - o que se aproxima do preço de óculos de sol
"comuns" de marcas famosas no Brasil (e que não incluem câmeras de
vídeo).
A empresa explicou que a mudança de nome para Snap não se
estende ao aplicativo, que continuará se chamando Snapchat.