Os veículos autônomos estão cada vez mais próximos de nossa vida diária. Agora, é a cidade de Amsterdã que informa que vai testar barcos sem piloto em seus canais a partir de 2017 - a ilustração no início deste post mostra uma concepção de como esses barcos "se encaixariam" na paisagem da cidade, transportando passageiros ou cargas.
A ideia justifica-se pelo fato de cerca de um quarto da área da cidade ser coberta de água, existindo mais de cem quilômetros de canais que cortam essa área. Amsterdâ tem cerca de 840 mil habitantes e está encravada em uma área metropolitana de cerca de 2,5 milhões.
O programa vem sendo chamado de "Roboat" (robô + barco, em inglês) e vem sendo tocado por pequisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e de duas universidades holandesas, a Delft University of Technology e a Wageningen University; eles dispõem de uma verba de 25 milhões de euros, e pretendem ter os primeiros protótipos operando em 2017.
Além do uso para transporte, os barcos poderão inicialmente ser utilizados como pontes (conforme ilustração ao lado) e como coletores, em tempo real, de informações sobre poluição da água, marés etc - é a Internet das coisas que também está chegando.
http://www.theverge.com/2016/9/19/12968420/amsterdam-self-driving-boats-roboat