segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ORELHÕES DESAPARECENDO? NÃO, EVOLUINDO

O uso de telefones públicos vem caindo: segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, 407 mil orelhões foram desativados nos últimos cinco anos em todo o país. Dos que sobraram, a grande maioria faz ou recebe até quatro ligações por dia.  
Isso ocorre em praticamente todo o mundo, e se deve ao fato de estar crescendo o número de telefones celulares.
Em Nova York, para aproveitar o valioso espaço na calçada e prestar serviços à população, a prefeitura local  está instalando, em parceria com  empresas, aproximadamente 7,5 mil quiosques que são pontos de acesso Wi-Fi.
Esses pontos, substituindo as cabines telefônicas, têm funções que vão muito além de um mero ponto de conexão com a internet. Além de oferecer Wi-Fi para pessoas que carregam seu próprio dispositivo, os quiosques contam ainda com um computador, que fornece serviços básicos, como navegação na web, acesso a mapas, rotas e serviços da cidade, situação do trânsito etc.
De acordo com o site Web Urbanist (http://weburbanist.com), os usuários poderão ainda fazer chamadas gratuitas para qualquer lugar dos Estados Unidos e conectar seus fones de ouvido no equipamento. Um botão vermelho também permite acionar rapidamente o serviço de emergência 911. O quiosque conta ainda com entradas para carregar os mais diversos gadgets.
Além do design elegante, que deixa a cidade mais bonita, a ideia é que as laterais do equipamento possam veicular publicidade, financiando o projeto.
Uma boa ideia, sem dúvida.