Os “keds” All Star de cano alto,
muito populares entre nossos jovens, passaram a incorporar mais tecnologia.
Esses calçados foram lançados nos
Estados Unidos em 1917 pela Converse, empresa que ao quebrar em 2003 foi
adquirida pela Nike. A marca dominou o mercado americano até os anos 1970 - ao redor de 1960, cerca de 90% dos jogadores de basquete nos Estados Unidos usavam All Star, que detinha 80% do mercado total.
Nesse país, o produto é conhecido como “Chuck
Taylor”; Taylor (foto ao lado) era um jogador de basquete universitário que foi contratado pela Converse quando o produto foi lançado – o objetivo era popularizar os keds entre os
praticantes do esporte. Como o basquete não era tão profissional, Taylor também
vendia os calçados que levavam seu nome, tendo trabalhado para a empresa por muitos anos.
Apesar do sucesso dos keds,
muitos reclamavam de suas solas planas, que os tornavam desconfortáveis e geravam
dores quando usados por muito tempo.
Recentemente, a empresa alterou o solado do produto, visando aumentar o conforto, embora seu visual continue igual. O que não ficou igual foi o
preço: o modelo original custava cerca de US$ 50 – o novo, chamado Chuck Taylor II, custa ao redor de US$ 110.