Mais uma vez, tecnologia desenvolvida para fins militares tem
uso civil, e desta vez, com caráter sustentável.
O exército americano desenvolveu um dirigível batizado Long
Endurance Multi-intelligence Vehicle (LEMV); a ideia era que três dessas
máquinas ficassem sobrevoando o Afeganistão
servindo como plataformas de comunicações e vigilância eletrônica. Apenas um dirigível foi construído, tendo o primeiro
voo ocorrido em 2013; a ideia foi abandonada, por diversas razões, entre elas a
falta de recursos financeiros - imagens desse voo estão no vídeo abaixo.
Mas não foi o fim da ideia. A empresa inglesa Hybrid Air
Vehicles (HAV), que havia desenvolvido o projeto inicial, comprou o dirigível
que fora construído e obtendo recursos do governo britânico, da União Europeia
e de pessoas comuns através do processo de crowfunding, vem preparando o
relançamento do dirigível.
Batizada Airlander 10, a nave deve ser utilizada como plataforma
de comunicações ou transporte de carga. Os
trabalhos vêm sendo desenvolvidos no Hangar 1 do aeródromo de Cardington, em Bedfordshire,
Inglaterra – esse hangar foi utilizado para o desenvolvimento de diversos
projetos de dirigíveis nos últimos 90 anos.
O Airlander tem 92 metros (300 pés) de comprimento, 43,5 metros de largura
e 16 de altura. Para mantê-lo inflado, são utilizados 38 mil metros cúbicos de
hélio. Seu casco é feito de um produto à base de Kevlar, Mylar e Vectran, que
além de leve é resistente até mesmo ao fogo de armas de pequeno calibre. Tem
quatro hélices, duas traseiras e duas laterais, à frente – elas são acionadas
por 4 motores turbo diesel, V8, podendo atingir a velocidade de 150 kmh transportando dez toneladas. É a maior aeronave já construída.
A HAV pretende utiliza-lo como plataforma para telecomunicações
e transporte de cargas. Julga que sua operação será mais barata que a de aviões
e caminhões, além de poder permanecer no ar por muito tempo – configurar-se-ia
assim como um veículo sustentável.
Com frequência fala-se na volta dos dirigíveis, veículos pelos
quais quase todos tem grande simpatia – vamos ver se desta vez as complicações
de sua operação serão superadas pelas suas possíveis vantagens.