O 911 original |
Muitos discordam, mais muitos concordam
plenamente com o título deste post.
Mesmo não concordando, é impossível
negar que o Porsche 911, agora cinquentão, é uma maravilha tecnológica sempre
atual.
Em 1963 a Porsche, então uma empresa de
pequeno porte e pouco conhecida fora dos círculos automobilísticos, lançou o
911, que é um exemplo clássico da vitória da evolução sobre a revolução: seu
design e alguns conceitos básicos, como o motor traseiro, continuam os mesmos,
embora o carro venha sendo constantemente melhorado.
Para superar os limites estabelecidos
por esses
conceitos, a Porsche tornou o carro mais leve, deu-lhe turbos e
aerofólios, contrariando o senso comum no sentido de que, na atualidade, carros
desse tipo não mais teriam lugar no mercado. Confirmando isso, um 911 RSR venceu
as 24 Horas de Le Mans, disputadas no último final de semana.
O 911 RSR |
Mas
a vida do 911 não foi fácil: batizado inicialmente 901, passou a ser chamado
911, pois a Peugeot foi à justiça afirmando ter o direito sobre os nomes de
carros compostos por três algarismos com um zero no meio…
Com
seu design tendo origem no Fusca (também projetado pela Porsche), o 911 tem
pouquíssimas coisas que o caracterizam como um carro para uso diário: dois assentos
traseiros muito pequenos e um minúsculo porta-malas dianteiro. Conceitualmente,
as mudanças também foram poucas, dentre elas a dos anos 90, que fez com que seu
motor passasse a ser refrigerado a água.
Muitos
ainda se lembram do Karmann Ghia TC, fabricado no Brasil entre 1971 e 1975 (18
mil unidades vendidas) e que descaradamente copiava as linhas do 911. O TC
morreu, mas tudo indica que o 911 ainda tem muita lenha para queimar…
O TC |