segunda-feira, 24 de novembro de 2025

DEIXAR A UNIVERSIDADE PARA EMPREENDER: UMA MÁ IDEIA

O Professor Anderson Correia, antigo reitor do ITA e diretor do IPT, publicou um texto muito provocativo no Linkedin, comentando os resultados de uma pesquisa da Stanford Graduate School of Business.

Os resultados dessa pesquisa são mostrados no gráfico abaixo, mostrando a formação de 1.263 fundadores de unicórnios:


O Professor recomenda àqueles que estão pensando em "largar a faculdade para virar empresário porque alguns bilionários fizeram isso", que analisem o gráfico antes de deixar a escola.

Como se pode ver, dos 1.263 fundadores de unicórnios avaliados pela Stanford Graduate School of Business, apenas 5% deixaram a faculdade - os outros 95% têm graduação, mestrado, MBA ou doutorado. 

Segundo o Professor, a razão é simples: "Se você não consegue concluir um curso universitário, por que acredita que vai resistir à pressão quando sua empresa enfrentar crises e dificuldades?" 

Para cada Bill Gates que largou Harvard e virou bilionário, existem inúmeros empreendedores que concluíram seus estudos e usaram o conhecimento que adquiriram na universidade para criar empresas sólidas e inovadoras. 

Concluindo, diz o Professor Correia: "antes de apostar seu futuro na “exceção”, considere a regra: o caminho mais seguro para empreender ainda passa pela educação".

É a pura verdade...