acesso à Internet, embora o número de pessoas conectadas nunca tenha sido tão elevado, segundo as últimas estatísticas publicadas pelas Nações Unidas.
Cerca de 100 milhões de pessoas passaram a ter acesso à Internet em 2022, segundo censo efetuado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a agência das Nações Unidas para as tecnologias de informação e comunicação.
Isto significa que 67% da população mundial, ou 5,4 bilhões de pessoas, está agora online, enquanto as demais 2,6 bilhões ainda não têm acesso à internet.
No Brasil, segundo o IBGE, em 2021 15,3% da população com mais de 10 anos de idade ainda não estava conectada – nossos números são melhores que os do mundo como um todo.
Segundo afirmou a Secretária Geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, esse crescimento é importante para o desenvolvimento econômico e social das pessoas, o que deve contribuir para o fim de conflitos.
Com o mundo desenvolvido praticamente todo online, a UIT acreditava que ao redor de 2030 a maioria absoluta das pessoas que vivem em regiões mais pobres estaria conectada.
No entanto, fatores como a falta de recursos para aquisição de computadores e smartphones, valor de tarifas e disponibilidade de rede estão levando a UIT a rever suas previsões a respeito do assunto.