O Antonov An-225 é o maior avião do
mundo: tem 84 metros de comprimento, 88
metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e pesa 175 toneladas
sem carga e combustível. Há um único exemplar em atividade.
Não se trata, do ponto de vista de
tecnologia, de algo ligado à vida diária, mas é tão espetacular que julgamos
valer a pena falar um pouco sobre ele.
Transportando o Buran |
O Antonov foi originalmente construído
para transportar o Buran, o malfadado ônibus espacial soviético que fez apenas
um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também as proporções de
seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e
4,4 metros de altura - tem capacidade para 50 automóveis.
O An-225 e seus "concorrentes" |
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar
até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes
como o Boeing 747-800 (140 toneladas) e o Airbus 320 (65).
O avião fez seu primeiro voo em 1988
e começou a operar no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram
cancelados pelo fim da União Soviética e pelo colapso do programa Buran.
A aeronave foi aposentada em 1994, mas
voltou a ser usada sete anos mais tarde, especialmente para transportar
equipamentos de muito grande porte e peso. Não tem sido usada apenas para fins
comerciais e já serviu em operações humanitárias auxiliando as vítimas
do terremoto no Haiti em 2010 e do tsunami de 2011 em Fukuoka.
Mas em uma era marcada pelo aumento na
capacidade de navios de carga, não seria mais simples enviar cargas de muito
grande porte pelo mar? Os problemas são a relativamente baixa velocidade
dos navios e as intervenções necessárias no trajeto entre o porto e o
destino da carga, tais como remoção de rede elétrica, passagem sob e sobre pontes
e viadutos etc; os custos poderiam ser muito maiores e as operações
poderiam demorar muito.
Quase 100% dos tipos de carga aérea
pode ser transportada por aviões como os Boeings 747, mas sempre existirão
problemas que só o Antonov poderá resolver.
Como curiosidade, o An-225 é chamado Mriya (Мрiя), que significa "sonho" (inspiração) em ucraniano - a fábrica da Antonov que o construiu fica nesse país.
Ele perde em
envergadura para o "Spruce Goose", o hidroavião desenhado pelo milionário
americano Howard Hughes e que fez um único voo de teste, em 1947 - tinha quase 98 metros de envergadura.
Formalmente chamado Hughes H4 Hercules, o Spruce Goose ainda pode ser visitado no museu de Aviação Evergreen, em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos.
Encerrando, um gráfico comparando algumas dessa aeronaves de muito grande porte:
Formalmente chamado Hughes H4 Hercules, o Spruce Goose ainda pode ser visitado no museu de Aviação Evergreen, em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos.
Encerrando, um gráfico comparando algumas dessa aeronaves de muito grande porte: