A companhia Royal Caribbean anunciou que
em maio de 2016 entrará em operação o maior navio de cruzeiro do mundo.
Batizado de Harmony of the Seas, o transatlântico terá 361 metros de
comprimento. Colocada "em pé", a embarcação superaria a altura de
monumentos como a torre Eiffel (324 metros) e o edifício Burj al Arab, em
Dubai, que mede 321 metros. Note-se que o porta aviões americano John F. Kennedy, cuja construção está se iniciando, medirá 333 metros de comprimento.
O Harmony of the Seas poderá
comportar até 5.479 passageiros em cabines duplas (o maior transatlântico da
última temporada brasileira de cruzeiros, o MSC Preziosa, conseguia levar 4.345
hóspedes). Somados os mais de 2.300 tripulantes, quase 8.000 pessoas estarão em
alto-mar nas viagens do navio.
As outras características do Harmony
também serão superlativas: além dos 361 metros de comprimento, o navio deslocará
227 mil toneladas (o futuro Kennedy, "apenas" 100 mil). O deslocamento, em termos náuticos, é o volume de água deslocada pelo navio quando flutuando, e é geralmente expresso em toneladas - é o "peso" da água deslocada.
Esses dois dados contribuem para transformá-lo no maior transatlântico do mundo: hoje, o navio de cruzeiro de maior porte no planeta, o Allure of the Seas, também da Royal Caribbean, desloca 225 mil toneladas, tem 360 metros de comprimento e comporta 5.400 passageiros em ocupação dupla. O Harmony terá 2.747 cabines; o Allure tem 2.706. Apenas para os tripulantes, serão 1.197 cabines.
A título de comparação, o maior navio construído no Brasil é o petroleiro João Cândido, com 274 metros de comprimento e deslocamento de 180 mil toneladas - cargueiros e petroleiros usualmente tem grande deslocamento, pois uma parte maior deles fica sob a água.
Esses dois dados contribuem para transformá-lo no maior transatlântico do mundo: hoje, o navio de cruzeiro de maior porte no planeta, o Allure of the Seas, também da Royal Caribbean, desloca 225 mil toneladas, tem 360 metros de comprimento e comporta 5.400 passageiros em ocupação dupla. O Harmony terá 2.747 cabines; o Allure tem 2.706. Apenas para os tripulantes, serão 1.197 cabines.
A título de comparação, o maior navio construído no Brasil é o petroleiro João Cândido, com 274 metros de comprimento e deslocamento de 180 mil toneladas - cargueiros e petroleiros usualmente tem grande deslocamento, pois uma parte maior deles fica sob a água.
Nos 16 decks (andares) do novo navio,
os passageiros poderão encontrar atrações como toboáguas, carrossel, spa, restaurantes e até um bar onde as bebidas serão
servidas por robôs; acesso rápido à Internet estará disponível em todo o navio.
A partir de maio de 2016, o navio
fará cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo, partindo de Barcelona; em novembro do mesmo ano ele chegará ao seu
porto-base em Ft. Lauderdale, na Florida, onde passará a oferecer saídas de
sete noites pelo Caribe.
Sua construção, pelos estaleiros
franceses Chantiers de
l'Atlantique, de
Saint-Nazaire, custará cerca de 1,3 bilhões de
dólares. Abaixo, visão de uma de suas cabines.