sexta-feira, 17 de julho de 2015

TECNOLOGIA DE PRIMEIRO MUNDO: O POLO AUTOMOTIVO JEEP

O Polo - uma vista aérea
Foi recentemente inaugurado em Goiana, Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep, construído pela Fiat. São 530 mil metros quadrados de prédios industriais, uma das fábricas de automóveis mais modernas do mundo. Foram investidos mais  de R$ 7 bilhões na planta Jeep e no parque de fornecedores, construído no mesmo complexo. É possível produzir 250 mil veículos por ano – 45 por hora . O Polo  é considerado a fábrica mais desenvolvida da Fiat, onde trabalham 9 mil pessoas e operam 700 robôs.
Do ponto de vista tecnológico destacam-se:
A linha de produção
Prensas. As duas linhas de prensas, com capacidade para 18 estampos por minuto, são extremamente velozes. Com motores elétricos, tornam possível o movimento de enormes pesos com precisão de décimos de milímetros.
Funilaria. Há uma inovação projetada e executada para o Polo com exclusividade. O objetivo era aplicar 100 pontos de solda na carroceria em 60 segundos, em uma única estação – processo que geralmente acontece em três, comprometendo a precisão da geometria e causando problemas futuros, como ruídos. Com o desenvolvimento de 18 robôs no piso e no teto, a meta foi alcançada preservando a qualidade total da peça.
Pintura. Além de consumir menos energia e emitir menos produtos químicos na atmosfera, a inovação nessa área, a tecnologia primerless, assegura a durabilidade da pintura e a qualidade final do veículo.
Montagem. Ferramentas ajudam os trabalhadores a executarem tarefas com conforto – como um software de simulação em 3D de montagem de peças que serve para indicar ao operador a melhor forma e posição para colocá-las; e a acoplagem do powertrain com o carro, que envolve movimentação de muito peso e é feita na linha automaticamente.
Communication Center. Com 11 mil metros quadrados de área construída, localiza-se no centro da fábrica e concentra os resultados físicos de cada etapa da produção, o que assegura tomada de decisão rápida, organização eficiente da planta e aumento no conhecimento do negócio.
Embora os holofotes se voltem para os desafios vencidos com tecnologia e precisão nos processos – afinal, toda atividade crítica que poderia causar danos é realizada por robôs –, há outro fator importante para esse conjunto de excelências, segundo Giuseppe Figliuolo, principal gestor do Polo Automotivo Jeep, que diz: “O coração dessa fábrica são as pessoas. Não é apenas uma das mais inovadoras do planeta do ponto de vista tecnológico, mas também no nível de organização do trabalho”. .