A Gamificação pode ser definida como a aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogos, para influenciar comportamentos, hábitos de consumo e motivar pessoas em ambientes da vida real.
Esta estratégia tem sido destacada por especialistas do setor como uma das mais importantes tendências em tecnologia. A Gamificação pode potencialmente ser aplicada a qualquer tipo de negócio para criar experiências divertidas e atraentes, convertendo usuários em jogadores (se possível vendendo mais para os clientes atuais e ganhando novos). Grandes marcas, como FIAT e Nike, por exemplo, já incluem Gamificação em suas estratégias de marketing para aumentar o engajamento de seus usuários, motivar ações e principalmente aumentar vendas.
Um exemplo bem conhecido desta aplicação é o Foursquare. O aplicativo de geolocalização dá pontos e badges a cada interação. Atividades que você realizaria de qualquer forma no seu dia a dia valem pontos, ranking e geram entretenimento na rede. É muito comum falar em badges quando se fala em gamificação. Popularizados através do Foursquare, estes selinhos servem de distintivos ou símbolos de status. Uma maneira fácil de representar e comunicar às outras pessoas o que você fez, conquistou ou mereceu, pelas suas atividades.
O diferencial da gamificação é o seu grande potencial de criação de conteúdo em conjunto com os clientes, de incentivar o cadastro e o acompanhamento das novidades de uma loja virtual, e principalmente de gerar o compartilhamento de links, aumentando a visibilidade de uma página e incentivando comportamentos de compra. Há diversas possibilidades para uma empresa atingir seus consumidores de maneira mais direta, mais lúdica.
Além das aplicações na área de marketing, outras áreas, como educação e treinamento certamente serão "atacadas" pela Gamificação, embora seja sempre útil lembrar que em educação, a Gamificação será apenas uma ferramenta a mais disponível para uso dos educadores.