Hiroshi Yamauchi, falecido em 2013 aos 85 anos, tinha 22 anos quando assumiu a empresa fundada pelo avô e transformou a então fabricante de baralhos em um gigante mundial dos videogames.
Ele comandou a Nintendo por 53 anos e mudou o mercado de entretenimento com o lançamento em 1983 da Nintendo Famicom (Family Computer), também conhecida como NES (Nintendo Entertainment System) e que foi um dos primeiros sucessos no ramo de games para serem jogados em casa, tendo vendido 60 milhões de unidades.
Yamauchi, que dizia não jogar, afirmava ser “um vendedor de entretenimento” e sob sua liderança, a Nintendo também lançou os consoles Super Nintendo, Nintendo 64, o videogame portátil Game Boy e as séries “Super Mario Bros.”, “Star Fox” e “The Legend of Zelda”.
Mesmo depois de sair da presidência da Nintendo em 2002, Yamauchi continuou como consultor da empresa e em 2012 foi listado como o 12º japonês mais rico na lista da revista Forbes, com um patrimônio estimado em 8 bilhões de dólares. Foi também dono do time de baseball Seattle Mariners.
A Nintendo, que chegou a ter 90% do mercado de videogames hoje vem enfrentando concorrentes poderosos, como mostra o gráfico abaixo que mostra as vendas de consoles em milhões de unidades, mas de qualquer forma ainda é uma uma força nessa área, não se podendo falar em game over; Yamauchi disse certa vez que “a guerra dos games nunca vai terminar. Ninguém sabe o que surgirá amanhã”.