sábado, 24 de janeiro de 2015

CERVEJA EM LATA: 80 ANOS DE SUCESSO

Algumas das primeiras latas da Krueger
Em 24 de janeiro de 1935 foram comercializadas as primeiras cervejas em latas de 350 mililitros. O fato ocorreu em Richmond, no estado da Virgínia (EUA), onde a Gottfried Krueger Brewing Company, em sociedade com a American Can Company, entregou 2 mil latas a alguns consumidores escolhidos, dos quais   91%  aprovaram a cerveja enlatada.
Desde o final do século 19, latas eram fundamentais no acondicionamento e distribuição de alimentos, mas foi somente a partir de 1909 que a American Can Company passou a fazer experiências com latas para cerveja. Os primeiros testes foram malsucedidos e a American Can teve de esperar até o fim da Lei Seca nos Estados Unidos antes de se lançar a novas tentativas.
Finalmente, em 1933, após muita pesquisa, a American Can desenvolveu uma lata  resistente à pressurização  e com revestimento interno que impedia a reação da bebida com o metal da lata.
Apesar de muitos consumidores resistirem às latas (como
Latas mais modernas
ocorreu no Brasil), o produto foi um sucesso: em três meses, mais de 80 por cento dos distribuidores optaram pela cerveja em lata da Krueger pela maior facilidade de manuseio e transporte, sem as costumeiras quebras das cervejas em garrafas. Rapidamente a companhia conquistou um bom pedaço do mercado das “três grandes” cervejarias nacionais - Anheuser-Busch, Pabst e Schlitz. Os competidores logo passaram a fabricar também cervejas em lata e, em 1935, alcançou-se a marca de cerca de 200 milhões de latas  vendidas em um ano.
A popularidade continuou a crescer ao longo dos anos 1930 e explodiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as cervejarias embarcaram milhões de latas de cerveja para os soldados em todos os rincões onde combatiam.

Depois da guerra, as grandes companhias de cerveja passaram a tirar vantagem da distribuição em massa que a lata tornava possível e, com isso, consolidaram seu poder, quebrando pequenas cervejarias que até então tinham forte presença no mercado, mas que não puderam controlar custos e operações tão eficazmente quanto as principais concorrentes. Hoje em dia, a cerveja enlatada corresponde aproximadamente à metade dos 20 bilhões de dólares anuais produzidos pela indústria cervejeira.