Algumas das primeiras latas da Krueger |
Em 24 de janeiro de 1935 foram comercializadas as
primeiras cervejas em latas de 350 mililitros. O fato ocorreu em Richmond, no estado da
Virgínia (EUA), onde a Gottfried Krueger Brewing Company, em sociedade com a
American Can Company, entregou 2 mil latas a alguns consumidores escolhidos,
dos quais 91% aprovaram
a cerveja enlatada.
Desde o final do século 19, latas eram fundamentais
no acondicionamento e distribuição de alimentos, mas foi somente a partir de
1909 que a American Can Company passou a fazer experiências com latas para cerveja.
Os primeiros testes foram malsucedidos e a American Can teve de esperar até o
fim da Lei Seca nos Estados Unidos antes de se lançar a novas tentativas.
Finalmente, em 1933, após muita pesquisa, a
American Can desenvolveu uma lata resistente à pressurização e com
revestimento interno que impedia a reação da bebida com o metal da lata.
Apesar de muitos consumidores resistirem às latas
(como
ocorreu no Brasil), o produto foi um sucesso: em três meses, mais de 80
por cento dos distribuidores optaram pela cerveja em lata da Krueger pela maior
facilidade de manuseio e transporte, sem as costumeiras quebras das cervejas em
garrafas. Rapidamente a companhia conquistou um bom pedaço do mercado das “três
grandes” cervejarias nacionais - Anheuser-Busch, Pabst e Schlitz. Os
competidores logo passaram a fabricar também cervejas em lata e, em 1935,
alcançou-se a marca de cerca de 200 milhões de latas vendidas em um ano.
Latas mais modernas |
A popularidade continuou a crescer ao longo dos
anos 1930 e explodiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as cervejarias
embarcaram milhões de latas de cerveja para os soldados em todos os rincões
onde combatiam.
Depois da guerra, as grandes companhias de cerveja passaram a tirar vantagem da distribuição em massa que a lata tornava possível e, com isso, consolidaram seu poder, quebrando pequenas cervejarias que até então tinham forte presença no mercado, mas que não puderam controlar custos e operações tão eficazmente quanto as principais concorrentes. Hoje em dia, a cerveja enlatada corresponde aproximadamente à metade dos 20 bilhões de dólares anuais produzidos pela indústria cervejeira.
Depois da guerra, as grandes companhias de cerveja passaram a tirar vantagem da distribuição em massa que a lata tornava possível e, com isso, consolidaram seu poder, quebrando pequenas cervejarias que até então tinham forte presença no mercado, mas que não puderam controlar custos e operações tão eficazmente quanto as principais concorrentes. Hoje em dia, a cerveja enlatada corresponde aproximadamente à metade dos 20 bilhões de dólares anuais produzidos pela indústria cervejeira.